FAUSTÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FAUSTÃO HOJE (30/08): Veja novo boletim médico sobre o estado de saúde do Faustão atualizado

O apresentador Faustão está há duas semanas internado em um hospital de São Paulo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 30/08/2023 às 15:11
X

O apresentador Faustão está com um novo coração. A cirurgia, bem sucedida, aconteceu no domingo (27), no Hospital Israelita Albert Einstein, onde o comunicador está internado desde 5 de agosto.

Fausto Silva passou 20 dias na fila para receber o coração, conforme Luciana Cardoso, esposa do apresentador, em carta aberta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE FAUSTÃO

Segundo o Ministério da Saúde, Faustão recebeu prioridade na fila de espera em razão do estado de saúde, que era considerado grave.

A ordem de prioridade da fila de espera para transplante de coração é definida com base na gravidade do quadro do paciente.

Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão tem o tipo sanguíneo B. O tempo de espera para potenciais receptores desse grupo é de 1 a 3 meses.

BOLETIM MÉDICO DE FAUSTÃO

Ainda na UTI, Fausto Silva foi extubado na manhã da terça-feira (29) e respira sem auxílio de aparelhos, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein.

"Após transplante de coração realizado no último domingo (27/08), no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva foi extubado hoje pela manhã e respira sem auxílio de aparelhos. O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva", afirma a nota.

Segundo o boletim médico divulgado na segunda (28), as funções do novo coração estão de acordo com o esperado.

 

FILA DE ESPERA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO BRASIL

Segundo o Hospital do Coração (HCor), Faustão poderia ter esperado de 12 a 18 meses por um coração novo.

LEIA TAMBÉM: MINISTÉRIO DA SAÚDE REVELA QUE FAUSTÃO NÃO FUROU A FILA DE TRANSPLANTE; VEJA COMUNICADO

A fila é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A fila de prioridade leva em conta o tipo sanguíneo e gravidade do caso.

A localidade do paciente é outro fator importante, porque dependendo do prazo, pode ser necessário um avião para o transporte até o destino. Outro fator de prioridade é a idade. Crianças têm prioridade, sem elas doadoras ou receptoras do coração.

Tags

Autor