Greve do METRÔ no RECIFE pode voltar nesta SEXTA-FEIRA (01/09)? Saiba se vai ter METRÔ no RECIFE
Acompanhe as últimas notícias da greve do metrô no Recife
Cerca de uma semana após a paralisação de 25 dias do Metrô do Recife, que operaram apenas em horários de picos, a falta de acordo entre a categoria e a Compainha Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assusta os passageiros.
Depois de diversos embates entre empresa e trabalhadores, a greve dos metroviários no Recife pode ser retomada, ainda nesta sexta-feira (01/09).
Confira nesta matéria:
- Greve do Metrô Recife
- Greve dos metroviários
- Recife
A GREVE DO METRÔ DO RECIFE VAI VOLTAR?
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) determinou a a antecipação de cinco dias da assembleia que decidirá o rumo do movimento.
A votação para retornar em estado de greve iria ocorrer na terça-feira (05/09), mas foi antecipada para amanhã (01/09), às 18h.
GREVE METRÔ RECIFE: SINDICATO SEGUE SEM ACORDO
A CBTU indicou o reajuste de 3,45% no salário da categoria, mas sem correção da base salarial. Ao mesmo tempo, os metroviários já tinham reduzido ao máximo a proposta inicial, que começou com reajuste superior a 10%.
.
“De acordo com o informe encaminhado à categoria sobre a reunião de hoje (30), às 10h30, com a empresa e o conjunto dos sindicatos da base da CBTU, a reunião apenas teve caráter informativo da SEST, sem nenhuma perspectiva de negociação. A mesma foi longa e desgastante. Ainda tentamos negociar detalhes no texto, mas a empresa disse que a SEST já deu a última palavra e não podia ir além do que estava posto!"Luiz Soares, presidente do Sindmetro
O QUE DIZ A CBTU? CONFIRA
Em nota, a empresa prestou esclarecimentos para a categoria:
“Hoje (30), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou a 8ª reunião de negociação referente ao acordo coletivo de trabalho. Estiveram presentes todos os sindicatos da base CBTU e, na ocasião, foi apresentada a proposta final.
O dia 06/09/2023 é o prazo final de celebração do acordo para que haja retroativo à data-base (01/05/2023), conforme os parâmetros da SEST. Ao final da reunião, os sindicatos registraram que submeteriam a proposta em assembleia para deliberação da categoria.
A Companhia reitera o compromisso em celebrar um acordo coletivo em tempo breve”.
“De acordo com o informe encaminhado à categoria sobre a reunião de hoje (30), às 10h30, com a empresa e o conjunto dos sindicatos da base da CBTU, a reunião apenas teve caráter informativo da SEST, sem nenhuma per
Luiz Soares, presidente do Sindmetro