CICLONE NO BRASIL

Ciclone extratropical atinge cidades do Rio Grande do Sul e pode surgir em outros locais do país; alertas vermelho e laranja ligados

Sul do país está sendo castigado com ciclone, que pode percorrer para outros estados do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 04/09/2023 às 15:41
Notícia
X

Alerta vermelho ligado no Sul! A formação de mais um ciclone extratropical está aterrorizando o litoral sul do Rio Grande do Sul, desde o final de semana, causando morte e destruição no estado. Desde o início do fenômeno, 21 municípios gaúchos registraram danos e já nesta segunda (04), quatro mortes confirmadas.

É esperado que nesta terça (05), o ciclone se aproxime da região sudeste do Brasil, de acordo com o movimento do Oceano Atlântico. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), também indica que São Paulo tenha pancadas de chuvas e rajadas de vento que persistirão até sexta-feira (08/09).

As regiões do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, estão sendo as mais afetadas, e atualmente estão em alerta vermelho para tempestades até às 18h (horário de Brasília). Com isso, as regiões estão sujeitas a "grande perigo", com chuvas que podem chegar a 50 mm a 100 mm por dia, com rajadas intensas de vento e queda de granizo. Há também o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e estragos em plantações.

O restante da região sul do país, e uma parte do Mato Grosso do Sul estão em estado de alerta laranja. Já os estados como São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais estão em alerta amarelo, quando há perigo em potencial.

Alerta inundação no Rio Taquari, no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do estado está alertando sobre a possibilidade de inundação do Rio Taquari, rio de rápida elevação a partir de Santa Tereza.

Informações site Climatempo*

Tags

Autor