METEOROLOGIA

PREVISÃO DO TEMPO: Meteorologistas indicam que onda de calor deve atingir estados brasileiros em 2023

Veja quais estados serão afetados pela onda de calor no mês de setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 18/09/2023 às 9:21 | Atualizado em 18/09/2023 às 12:04
X

Após uma breve incursão de ar frio nos últimos dias que reduziu as temperaturas em São Paulo, os primeiros dias da semana trarão sol e temperaturas elevadas em grande parte do Brasil.

De acordo com especialistas em meteorologia, existe uma forte possibilidade de quebrar recordes de calor para o mês de setembro.

A causa desse calor extraordinário é a presença de uma massa de ar extremamente quente que se espalhará por todo o país nos próximos dias. Isso resultará em temperaturas muito altas em diversos estados, caracterizadas como calor "intenso" ou "extremo", com termômetros se aproximando dos 40ºC, conforme observado pela MetSul Meteorologia.

A ONDA DE CALOR VAI ATINGIR QUAIS ESTADOS?

Os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão devem ser atingidos pela previsão meteorológica do calor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a baixa umidade em grande parte do Brasil, cobrindo quase todo o Sudeste e Centro-Oeste, bem como partes do Nordeste, Norte e Sul.

Vale mencionar que a temperatura mais alta oficialmente registrada no Brasil foi de 44,8°C, ocorrida em Nova Maringá (MT) em 4 e 5 de novembro de 2020. A MetSul prevê que recordes mensais e, em algumas cidades, recordes absolutos podem ser quebrados durante esse período de calor extremo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo também faz previsões semelhantes. Hoje, segunda-feira (18), o tempo permanece seco e ensolarado na cidade, com temperaturas variando entre 17°C e 33°C. Os níveis de umidade continuarão baixos, abaixo dos 30% durante a tarde, e essa condição deve persistir na terça-feira (19).

Não há previsão de chuva em São Paulo nos próximos dias. O CGE alerta para as dificuldades na dispersão de poluentes devido a essas condições meteorológicas, bem como para o risco de formação e propagação de incêndios, o que afeta a qualidade do ar, especialmente nas grandes cidades.

Notícias sobre a onda de calor

A cidade de São Paulo é uma das áreas onde as temperaturas podem quebrar recordes de calor. Conforme a MetSul Meteorologia, no interior, as temperaturas devem se manter próximas ou acima dos 40ºC. Na capital, é esperado que as temperaturas alcancem valores entre 37ºC e 39ºC.

Vale lembrar que temperaturas semelhantes foram registradas entre setembro e outubro de 2020, quando uma bolha de calor se estabeleceu na região devido a um padrão de bloqueio atmosférico, resultando em vários dias de calor extremo.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Tags

Autor