internacional

Monumento em Berlim é pintado em protesto climático contra combustíveis fósseis

Manifestantes pulverizaram tinta laranja em monumento mais popular de Berlim para alertar contra o uso de combustíveis fósseis. 14 foram presos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/09/2023 às 10:31 | Atualizado em 18/09/2023 às 10:32
Notícia
X

O Portão de Brandeburgo, importante monumento de Berlim, foi pintado de laranja por ativistas climáticos durante manifestação do Last Generation. Entenda situação. 

Em protesto por fim do uso de combustíveis fósseis monumento alemão é pintado 

Ativistas ambientais do grupo Last Generation pulverizaram tinta laranja no monumento do Portão de Brandeburgo, considerado o mais famoso de Berlim. O protesto tinha o objetivo de pressionar o governo alemão para abolir completamente o uso de combustíveis fósseis. 

Segundo informações da AFP, o grupo afirmou que o objetivo para a pintura nos seis pilares do monumento foi emitir um alerta para necessidade de "mudança política" para o fim do uso dos combustíveis fósseis. A tinta também se espalhou pela praça próxima ao monumento, o Pariser Platz. 

Sem atos direto de violência, 14 pessoas foram presas pela polícia. O porta-voz do Last Generation, Marion Fabian relatou que é preciso "abandonar a gasolina, o gás e o carvão no máximo até 2030. Já está na hora de Olaf Scholz (chanceler alemão) falar claramente". 

O plano atual da Alemanha é atingir zero emissões líquidas de carbono até 2045. Essa meta pode ser atingida tanto equilibrando as emissões de dióxido de carbono com o que é removido naturalmente ou através da eliminação humana dessas emissões. 

Tags

Autor