Taxa Selic deve ter menor nível em 16 meses após reunião do Copom hoje (20)
Copom vota taxa de juros básica nesta quarta (20), caso aposta de economistas esteja certa, selic será a menor em 16 meses
Hoje, quarta-feira, dia 20, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá para determinar a nova taxa de juros básica, a Selic. A maioria dos especialistas prevê que o BC reduzirá a Taxa Selic para o seu patamar mais baixo em 16 meses.
Taxa de juros básico pode chegar em menor número em 16 meses após reunião do Copom nesta quarta (20)
O Copom está programado para anunciar o novo valor da Taxa Selic por volta das 18h30. A expectativa é que os representantes do Banco Central sigam a tendência de redução e diminuam a taxa básica de juros em 0,5%, repetindo o movimento que ocorreu em agosto.
Se essa previsão das instituições financeiras estiver correta, a taxa básica de juros passará de 13,25% para 12,75% ao ano, marcando a menor taxa em 16 meses.
Dado que o Copom sinalizou em sua última reunião que pretende continuar com reduções de magnitude similar, os economistas preveem que a Taxa Selic continuará diminuindo nos próximos meses. Há análises que indicam que os juros podem chegar a 11,75% ao ano até o final de 2023.
Diante desse cenário, a projeção para a taxa básica de juros no final de 2024 é de que atinja 9% ao ano. Uma vez que a Taxa Selic tem a finalidade de controlar a inflação, espera-se que o próximo comunicado do Copom enfatize a importância de manter a inflação sob controle como parte de sua meta.
Taxa Selic foi reduzida em 0,5% em agosto
Melhora em índices garantem queda na Selic
Como a estimativa de inflação em 2023 foi reduzida na semana passada de 4,93% para 4,86%, o cenário é de forte expectativa para uma diminuição na Selic. A divulgação de uma alta acima das expectativas na prévia do PIB, o IBC-Br, também contribuiu para certeza de economistas de que a taxa de juros irá diminuir.