direitos

Outubro Rosa: Conheça oito direitos trabalhistas para mulheres com câncer de mama

Mulheres em tratamento contra o câncer de mama podem ter acesso a uma série de direitos respaldados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/10/2023 às 14:17
Notícia
X

Nem todo mundo sabe, mas mulheres em tratamento contra o câncer de mama podem ter acesso a uma série de direitos respaldados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Elas podem, por exemplo, sacar benefícios financeiros, ter acesso a aposentadoria e até se ausentar do trabalho sem desconto dos dias.

Neste mês em que se realiza a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre os perigos da doença, o advogado trabalhista Bruno Felix, do escritório Galamba Felix, ressalta a importância de que essas informações sejam cada vez mais divulgadas.

"A lei assegura três dias ao longo de um ano para que a pessoa possa fazer os testes, exames e, comprovando que a ida ao médico foi para este objetivo. Os dias de ausência não serão descontados, sem necessidade do atestado médico", explicou o advogado.

Divulgação

O advogado Bruno Felix - Divulgação

"Caso seja diagnosticada com o câncer, sugiro que a paciente apresente o máximo de documentos, laudos, exames possíveis para desburocratizar o processo para receber os benefícios”, continuou.

Segundo o especialista, os direitos são concedidos às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que tenham carteira de trabalho assinada, previstos na CLT. Para as trabalhadoras que exercem as atividades por meio da Pessoa Jurídica, o PJ, os direitos não se aplicam.

"O empregador também não pode desligar da empresa a colaboradora com doença grave, pois é considerada uma demissão discriminatória, o que garante a manutenção do trabalho durante o período de tratamento”, acrescentou Bruno Félix.

Veja oito direitos trabalhistas garantidos a mulheres com câncer de mama

  • Saque do FGTS
  • Saque do PIS/PASEP
  • Isenção do IPVA
  • Imposto de Renda
  • Auxílio-doença
  • Tramitação prioritária de processos
  • Aposentadoria por invalidez
  • Recebimento prioritário de precatórios

Outubro Rosa: tire suas dúvidas:

Tags

Autor