CONCURSO NACIONAL UNIFICADO: EDITAL será publicado QUANDO? Veja vagas e cargos oferecidos
O CNU é um modelo de realização de concursos públicos em conjunto, inspirado no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de preencher cargos públicos efetivos.
O Edital para o Concurso Nacional Unificado (CNU) está previsto para ser publicado em breve. Ao todo, serão oferecidas 6.590 vagas em colaboração com 20 órgãos e entidades que aderiram a essa iniciativa liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação.
O CNU é um modelo de realização de concursos públicos em conjunto, inspirado no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de preencher cargos públicos efetivos.
Embora o edital do concurso ainda não tenha sido divulgado, o governo já compartilhou algumas informações.
As vagas serão distribuídas entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, com a aplicação de provas simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal.
QUANTIDADE DE VAGAS NO CONCURSO
O concurso unificado oferecerá um total de 6.590 vagas no âmbito do Governo Federal. Confira os cargos do concurso neste link.
DATA DE PUBLICAÇÃO DO EDITAL
O cronograma estabelecido é o seguinte:
- Até 20 de setembro: Ato normativo do Ministério da Gestão criando o comitê organizador.
- Até 29 de setembro: Adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado.
- Até 20 de dezembro: Publicação do edital do Concurso Nacional Unificado.
- Data indicativa inicial de 25 de fevereiro: Realização da prova em um único dia.
CRONOGRAMA
A prova única está prevista para ocorrer em 25 de fevereiro de 2024 e será dividida em dois momentos no mesmo dia: provas objetivas comum a todos os candidatos e provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Essa prova única, inédita, foi concebida em resposta às deficiências identificadas pelos próprios órgãos envolvidos, que, segundo o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr, enfrentam fragilidades significativas em suas estruturas administrativas.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024, e o início dos concursos de formação está programado para ocorrer entre junho e julho do mesmo ano.
De acordo com o ministério, o objetivo dessa iniciativa é:
"promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, priorizando as qualificações necessárias para o desempenho das atividades no setor público; e garantir o princípio da imparcialidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso".