Economia

Economia brasileira deve crescer acima da média mundial em 2023, acredita ONU

Apesar disso, ONU espera desaceleração da economia brasileira em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 04/10/2023 às 9:53 | Atualizado em 04/10/2023 às 11:09
X

A economia brasileira deve superar a média global de crescimento em 2023, após um período entre 2015 e 2022 em que não conseguiu acompanhar a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A previsão é feita pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Entretanto, o desempenho econômico do Brasil deve perder força no próximo ano. Segundo o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil deve registrar uma taxa de crescimento do PIB de 3,3% em 2023. A revisão das estimativas para o Brasil, em relação ao início do ano, representa um aumento significativo de 2,4 pontos percentuais, a maior elevação entre todas as principais economias.

Rebeca Grynspan, secretária-geral da UNCTAD, alertou que a economia mundial está desacelerando, passando de 3% em 2022 para 2,4% em 2023, com poucos sinais de recuperação em 2024.

Na perspectiva da UNCTAD, existe uma preocupante estagnação na economia global, marcada por diversos episódios de recessão.

O QUE FAZER? ONDE MUDAR?

A agência da ONU enfatiza a necessidade de reformas institucionais na arquitetura financeira global, políticas mais pragmáticas para combater a inflação, a desigualdade e a dívida soberana, bem como uma supervisão mais rigorosa dos principais mercados.

"É necessária uma mudança na direção das políticas, inclusive por parte dos principais bancos centrais, e o acompanhamento das reformas institucionais prometidas durante a crise da covid-19 para evitar uma década perdida", defendeu a agência, segundo o UOL.

Segundo a agência, "economia global está em uma encruzilhada, na qual caminhos de crescimento divergentes, desigualdades cada vez maiores, concentração crescente do mercado e cargas crescentes de dívidas lançam sombras sobre seu futuro".

PIB CRESCE NO GOVERNO LULA:

Tags

Autor