Concurso Unificado Federal

O QUE É O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO? Veja as últimas notícias sobre o CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

Veja também o cronograma para o Concurso Nacional Unificado

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 06/10/2023 às 16:42
X

No último dia 29 de setembro foi divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a lista com os nomes dos 20 órgãos e entidades públicas que participarão do Concurso Nacional Unificado (CNU). Este concurso tem como objetivo inicial preencher aproximadamente 6.590 vagas no serviço público em sua primeira edição.

O QUE É O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO?

Foi publicado pelo Diário Oficial da União o decreto para a realização do concurso, que foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente criou o modelo do concurso, que é uma iniciativa do Governo Federal que busca agrupar os concursos autorizados neste ano para diversos órgãos e entidades públicas.

O intuito é que o edital do concurso seja divulgado em dezembro deste ano, e a prova seja realizada em fevereiro de 2024 em 174 municípios do País. A prova terá duas partes, que devem acontecer no mesmo dia: a primeira com questões objetivas, que agrupem todos os participantes, e a segunda com perguntas específicas com blocos temáticos para cada órgão.

QUAIS OS ÓRGÃOS VÃO PARTICIPAR DO CONCURSO?

Os órgãos e ministérios, já anunciaram a adesão ao certame. confira a lista de quais órgãos participaram do Concurso Nacional Unificado:

Órgão Vagas
FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais  1.480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MUSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60

De acordo com o Metrópoles, o edital deve ser publicado ainda este ano, até o dia 20 de dezembro.

NOVOS CONCURSOS: GOVERNO autoriza mais de 2 MIL VAGAS; saiba mais:

COMO SE INSCREVER PARA O CONCURSO UNIFICADO?

Conforme divulgado pelo secretário, os candidatos que desejam se inscrever no concurso precisarão pagar uma taxa de inscrição, que está estimada em aproximadamente R$ 100. No entanto, é fundamental destacar que a legislação prevê a isenção dessa taxa para indivíduos de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família.

Além disso, o concurso está em total conformidade com a lei, reservando 20% das vagas para candidatos autodeclarados negros e também disponibilizando cotas para pessoas com deficiência.

 

Tags

Autor