Chá verde

CHÁ VERDE AJUDA EMAGRECER? Veja os BENEFÍCIOS do chá verde e QUE HORÁRIO deve tomar

Os benefícios do chá verde estão intrinsecamente relacionados à ação de seus componentes no organismo, entre outros.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 16/10/2023 às 18:00
Notícia
X

O chá verde é amplamente reconhecido como um alimento funcional devido aos seus compostos bioativos que oferecem inúmeros benefícios para a saúde.

Contudo, é fundamental compreender as diversas utilidades dessa infusão.

Os benefícios do chá verde estão intrinsecamente relacionados à ação de seus componentes no organismo, entre outros.

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

Apoio à Perda de Peso

Diversos estudos destacam as catequinas do chá verde como agentes cruciais para auxiliar na perda de peso e no tratamento da obesidade.

Além de aumentar o gasto de energia e o metabolismo, essas substâncias contribuem para a redução do índice de massa corporal e do peso corporal.

Esses efeitos podem variar de acordo com a dose, tipo de extrato e duração do consumo, e podem ser ampliados quando combinados com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Melhora do Desempenho Físico

O consumo de chá verde tem demonstrado efeito ergogênico em indivíduos que praticam atividades físicas, em grande parte devido à presença de cafeína.

Além de proporcionar energia adicional, a cafeína melhora a performance e retarda a fadiga muscular.

Redução do Risco de Câncer

Diversos estudos associam o consumo de chá verde à diminuição do risco de diversos tipos de câncer, incluindo os de estômago, esôfago, mama, colorretal, pulmão, pâncreas e fígado, entre outros.

Essa ação anticarcinogênica é principalmente atribuída às catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG), e outros compostos fenólicos que possuem efeito quimiopreventivo contra agentes que contribuem para o desenvolvimento do câncer.

Benefícios para a Saúde Bucal e Combate a Infecções

O chá verde exibe propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que contribuem para a redução do desenvolvimento de cáries e o risco de infecções e inflamações na gengiva.

Controle da Glicose

Estudos sugerem que as catequinas presentes no chá verde auxiliam no controle da glicose em indivíduos com síndrome metabólica.

Além disso, essas substâncias podem reduzir a absorção de glicose no intestino, contribuindo para o controle desse açúcar no sangue.

Redução do Colesterol e Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Suplementos de chá verde têm sido associados à redução dos níveis de colesterol total e LDL em mulheres na pós-menopausa.

Esses resultados estão relacionados aos polifenóis presentes no chá, especialmente a EGCG. 

QUAL É O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMIR O CHÁ VERDE?

Em relação ao horário ideal para o consumo do chá verde, recomenda-se fazê-lo entre as refeições, uma vez que a bebida pode afetar a absorção de nutrientes, como ferro e cálcio, além de inibir enzimas digestivas.

Para diretrizes específicas sobre a quantidade adequada e a melhor forma de consumo, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista.

No entanto, é importante destacar que, devido à presença de cafeína, o chá verde deve ser evitado à noite por pessoas sensíveis à substância, que podem experimentar dificuldades para dormir ou distúrbios de sono, como insônia.

Confira também:

Tags

Autor