paralisação

Greve: Metroviários de São Paulo podem fazer paralisação na terça-feira (31); saiba como será

Greve do Metrô PSP: em assembleia, sindicato dos Metroviários de São Paulo deliberaram sobre paralisação na próxima semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 26/10/2023 às 15:45
X

Uma assembleia realizada na última quarta-feira (25) pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo deliberou sobre a realização de uma possível greve dos profissionais da categoria.

A possível paralisação se dá em protesto contra a demissão de oito funcionários e a suspensão de mais um, em decorrência de uma paralisação surpresa realizada no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Os trabalhadores paralisaram as atividades durante algumas horas em protesto contra o projeto de privatização do metrô, uma proposta que faz parte do projeto apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas.

Funcionários demitidos

Na ocasião, de acordo com a gestão do metrô, a parada surpresa no feriado prejudicou o serviço em 49 estações, com interrupção total em três linhas e redução na velocidade em uma linha.

A administração esclareceu que cinco funcionários foram demitidos, enquanto outros três foram suspensos sem remuneração, pois não podem ser demitidos devido a estabilidade sindical. Um nono colaborador foi suspenso por 29 dias. Eles serão submetidos a inquérito perante o Tribunal Regional do Trabalho.

"A decisão do Metrô foi baseada em provas compostas por imagens, áudios e relatórios que indicaram a conduta irregular dos nove profissionais. A direção da Companhia avaliou que a paralisação atendeu apenas a interesses privados e descumpriu a legislação por ter sido implementada sem aviso prévio e sem qualquer autorização neste sentido pela assembleia da categoria dos metroviários", diz nota do Metrô de São Paulo.

Camila Lisboa, presidente do sindicato dos Metroviários, repudiou as demissões.

"Entendemos que essa atitude arbitrária e antissindical visa enfraquecer a luta dos trabalhadores do Metrô, que estão na linha de frente do enfrentamento ao projeto privatizador do governador Tarcísio. O governador deveria estar preocupado em punir e multar as linhas privadas que passam por problemas todos os dias e prejudicam a população", escreveu em uma rede social.

Vai ter greve de metrô SP hoje?

No início do mês, o sindicato realizou uma paralisação de 24 horas, realizada no dia 3 de outubro. A maioria das linhas do metrô foi paralisada e algumas poucas funcionaram de forma parcial ou plena. Vídeos registrados por programas de televisão mostraram engarrafamentos que chegaram a 598 km na cidade de São Paulo.

Ontem o sindicato dos Metroviários realizou uma assembleia para discutir se haverá uma nova greve em protesto contra as demissões e contra a privatização.

Os sindicalistas votaram pela não realização da greve nesta quinta-feira (26). Isso significa que não há greve do metrô em São Paulo prevista para esta semana.

Porém, ficou definido em votação que uma nova paralisação poderá ocorrer na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, mas o ato ainda não está confirmado. Ainda não há detalhes sobre como será o ato, nem quantas horas poderá durar.

O sindicato realizará uma nova assembleia na segunda-feira (30), para esclarecer se houve avanços e confirmar se haverá ou não a paralisação na terça-feira.

Enquanto isso, os funcionários foram orientados a seguir trabalhando normalmente, sem uniformes.

Assista à assembleia sobre a greve do metrô de São Paulo

Quando vai ter greve do metrô em São Paulo

Tags

Autor