guerra na ucrânia

Embaixador da Ucrânia cobra ações do governo Lula sobre a guerra

Embaixador cobra visita de Lula à Ucrânia e cobra ações do presidente brasileiro sobre guerra

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 27/10/2023 às 8:51
X

Há menos de um mês de sua chegada ao Brasil, o recém-nomeado embaixador da Ucrânia no país, Andrii Melnyk, concedeu uma entrevista à revista Veja, na qual abordou vários tópicos relacionados ao seu país. Dentre os assuntos discutidos, Melnyk abordou suas expectativas em relação à atuação do presidente Lula (PT) na Guerra da Ucrânia.

Embaixador cobra ações do governo Lula sobre Guerra da Ucrânia "não se faz diplomacia com palavras vazias"

Em sua entrevista para Veja, Melnyk afirmou que a Ucrânia considera aceitar a proposta apresentada por Lula para mediar o conflito com a Rússia, mas relata a necessidade de ver ações concretas por parte do presidente brasileiro

Apesar de relatar que a sugestão é considerada, Melnyk afirma que para Luiz Inácio conseguir esse feito é precisa primeiro visitar o território ucraniano, ação que não fez desde o início da guerra. O embaixador relatou que "não se faz diplomacia com palavras vazias". 

Andrii argumenta que "já passou da hora" de Lula testemunhar a situação no local e que essa experiência no cenário de guerra pode ajudá-lo a formular propostas mais eficazes para a resolução do conflito. Além disso, foi mencionado que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou repetidamente Lula a visitar o país.

Para o embaixador, não adianta apenas falas, mas sim "envolvimento real com a questão ucraniana [...] de ajuda concreta". Para entender mais sobre o que Andrii faz referência e mais detalhes sobre sua opinião na relação de Lula com a Ucrânia, veja a matéria completa no Blog de Jamildo

LULA FALA NOVAMENTE sobre GUERRA NA UCRÂNIA

Tags

Autor