revelação

Janones admite uso de fake news na campanha de Lula contra Bolsonaro e confessa exemplos; aponta jornal

André Janones assume que usou fake news propositalmente para enfraquecer Bolsonaro durante campanha de Lula nas eleições 2022, deputado também cita exemplos das desinformações espalhadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 28/10/2023 às 10:40 | Atualizado em 28/10/2023 às 12:53
X

Após desempenhar um papel de destaque na campanha eleitoral de 2022 em apoio ao presidente Lula (PT), André Janones (Avante-MG) lança um livro no qual discute suas estratégias de mobilização nas redes sociais durante as eleições 2022.

No conteúdo do livro, Janones reconhece de forma explícita que utilizou informações falsas com o intuito de prejudicar a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado chega a mencionar algumas dessas notícias falsas que ele disseminou e explica como elas foram empregadas.

Janones confessa uso de fake news na campanha de Lula para desestabilizar Bolsonaro

De acordo o jornal O Globo, que teve acesso à obra intitulada "Janonismo cultural: o uso das redes sociais e a luta pela democracia no Brasil," que está programado para ser lançado em 20 de novembroJanones revela deliberadamente compartilhou informações falsas com o objetivo de criar dificuldades para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre as situações em que ele confessa ter divulgado intencionalmente informações falsas está a alegação de que teria obtido acesso ao celular do falecido ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebianno, que morreu em março de 2020. Essa situação é inclusive nomeada como um dos capítulos do livro.

Para entender mais sobre a situação, veja a matéria completa no Blog de Jamildo, o texto descreve toda situação envolvendo Bebianno e mais sobre as intenções da divulgação da fake news.

Além de admitir o uso de fake news que ele propagou de maneira intencional, Janones também descreve seu papel na divulgação do vídeo conhecido como "pintou um clima" de Bolsonaro. Nesse caso, o deputado alega que compartilhou o momento porque considerou que qualquer brasileiro que não estivesse desconectado da realidade ficaria indignado.

Em resposta ao material do Globo, Janones criticou a matéria e indicou que as afirmações são mentirosas. Veja a resposta completa do deputado: 

Durante as campanhas Janones acusou BOLSONARO de querer ACABAR com o AUXÍLIO BRASIL

Tags

Autor