conselho de segurança da ONU

Brasil preside novo debate no Conselho de Segurança da ONU sobre pausa no conflito em Gaza

Conselho de Segurança da ONU tem reunião emergencial nesta segunda (30) para debater um novo acordo de pausa humanitária na Faixa de Gaza, Brasil presidente debate em seus últimos momentos como líder do conselho. O ministro das Relações Exteriores de Lula comparecerá ao encontro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 30/10/2023 às 8:33
X

O Brasil preside nesta segunda-feira (30) o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seus últimos momentos como presidente do conselho, o país coordenará mais uma negociação para possível pausa humanitária no conflito entre Israel e o Hamas

Termina nesta terça-feira (31) o mandato do Brasil como presidente do Conselho de Segurança. Para este último momento, o ministro das Relações Exteriores do Governo Lula (PT), Mauro Vieira, também viajou até Nova York para participar da reunião de emergência. 

Negociação por pausa humanitária na Faixa de Gaza ocorre nesta segunda (30)

Os Emirados Árabes Unidos que solicitaram uma nova tentativa de acordo para pausa humanitária na Faixa de Gaza, o objetivo é exigir que Israel aceite uma pausa humanitária no conflito. 

Os Emirados Árabes indicam em sua solicitação que uma pausa humanitária no conflito entre Israel e Hamas é fundamental para"proteção dos civis, de acordo com o direito humanitário internacional, os tratados internacionais para proteção dos civis e dos direitos humanos, e a necessidade de garantir que eles não são alvos durante o conflito". 

Essa será a quinta tentativa de parar conflito temporariamente, todas (uma do Brasil, outra dos Estados Unidos e duas da Rússia) foram vetadas por pelo menos um membro principal do Conselho de Segurança. 

Também é indicado que após um forte avanço da campanha israelense dentro da Faixa de Gaza neste fim de semana, é improvável que Israel aceite interromper os ataques. 

 

A Assembleia-Geral da ONU conseguiu aprovar uma resolução, para saber mais detalhes sobre o caso e se ele foi acatado pelos envolvidos no conflito na Faixa de Gaza, veja a matéria completa no Blog de Jamildo.

Após um bloqueio total na Faixa de Gaza, houve a abertura de uma zona humanitária para envio de mantimentos. A situação em Gaza piorou após Israel invadir o local por terra na última semana. 

Forças de Defesa de ISRAEL MOSTRA AÇÃO do EXÉRCITO israelense na FAIXA DE GAZA

Tags

Autor