GREVE DE METRÔ

Como está a greve do metrô SP? Confira as últimas notícias sobre a greve do metrô SP nesta terça-feira (03)

Outras categorias se juntaram à paralisação na capital paulista; elas se colocam contra ao projetos de privatização do governo estadual

Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 03/10/2023 às 8:27
Estação Palmeiras-Barra Funda, linha 3 do Metrô, fechada para embarque durante a greve dos metroviários em São Paulo - Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta terça-feira (03), o metrô de São Paulo começou o dia parcialmente parado, depois que os sindicatos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) resoveram dar início a uma paralisação.

)

AO VIVO RÁDIO JORNAL

O ato dos metroviários, ferroviários e servidore da Sabesp tem previsão inicial para durar 24h e feito para protestar contra os processos de privatização das companhias, em análise pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas.

SERVIÇOS ALTERADOS DEVIDO À GREVE DO METRÔ SP

Devido à greve, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos e determinou a circulação de toda a frota de ônibus da cidade.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Nunes (MDB), decretaram ponto facultativo nesta terça-feira (3) para órgãos públicos da cidade, estendendo a medida à Assembleia Legislativa do estado e ao Judiciário.

A suspensão inclui aulas na rede estadual e consultas médicas, mas as aulas nas escolas e creches municipais permanecem. Consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em unidades de saúde estaduais serão reagendadas.

As unidades do Poupatempo operam normalmente. A reposição e reagendamento de aulas e provas na rede estadual de ensino também serão realizados.

SITUAÇÃO DA GREVE DE METRÔ SP

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região determinou que os sindicatos dos ferroviários e dos metroviários devem colocar 100% da frota em ciruculação nos horários de pico e 80% nos demais horários.

Ao Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente, foi determinado que 85% do servidores de serviços essenciais estejam em atividade.

O governo estaudal de Tarcísio de Freitas afirmou que a greve é ilegal e abusiva.

“É absolutamente injustificável que um instrumento constitucional de defesa dos trabalhadores seja sequestrado por sindicatos para ataques políticos e ideológicos à atual gestão”, diz uma nota do governo. 

COMO ESTÁ A GREVE DO METRÔ SP

Veja as linhas do metrô que estão em paralisação:

Linhas do metrô em funcionamento na manhã desta terça-feira (03):

É importante ficar atento, pois o funcionamento das linhas pode ser alterado ao longo do dia.

 


CONTEÚDO RELACIONADO: Conheça o "METRÔ subterrâneo" de ELON MUSK em LAS VEGAS:

Tags

Autor

Veja também

Webstories