ECLIPSE

ECLIPSE SOLAR: QUAL O HORÁRIO? PODE OLHAR DIRETAMENTE? Veja em quais CIDADES será possível observar o ECLIPSE ANULAR

ECLIPSE SOLAR acontece no SÁBADO, DIA 14

Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 13/10/2023 às 9:21 | Atualizado em 13/10/2023 às 10:04
O último eclipse solar híbrido aconteceu em 2013 - Pixabay

O dia vai virar noite?

)

AO VIVO RÁDIO JORNAL

Esse é um dos questionamentos de grande parte dos brasileiros que desejam acompanhar o eclipse solar, o Grande Eclipse das Américas.

A formação do eclipse anular será visível em 10 países:

É importante ressaltar que não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com óculos de sol. A seguir, confira todos os detalhes acerca do eclipse solar.

ECLIPSE SOLAR: O QUE É ECLIPSE ANULAR?

O eclipse anular é marcado pela passagem da Lua entre a Terra e o Sol. Nessa circunstância, a Lua cobre grande parte do Sol e deixa apenas um "anel de fogo".

A possibilidade de ver um eclipse anular completo não acontece no Brasil desde 1994, quando o fenômeno ficou visível em localidades da Região Sul do país. O próximo eclipse solar deve acontecer apenas em 2 de outubro de 2024 e será visível apenas no centro-sul.

No sábado, dia 14 de outubro, cerca de nove Estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o eclipse solar com nitidez:

>>> O QUE É UM ECLIPSE ANULAR? PROFESSOR EXPLICA

Além disso, apenas duas capitais irão observar o eclipse total: João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte.


ECLIPSE SOLAR acontece neste sábado, 14 de outubro - NASA/BBC

QUAL O HORÁRIO DO ECLIPSE? QUE HORAS VAI SER O ECLIPSE NO BRASIL?

Conforme anunciou o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse solar deve começar por volta das 15h e segue até as 18h, horário de Brasília.

De acordo com a BBC, os horários de ponto máximo do eclipse nas capitais são:

ASSISTA AO ECLIPSE SOLAR ANULAR | AO VIVO

POR QUE NÃO PODE OLHAR PARA O ECLIPSE SOLAR? COMO VER O ECLIPSE SOLAR DE FORMA SEGURA?

O oftalmologista do Hospital Angelina Caron, Sivonei José de Oliveira explica os perigos que o eclipse solar pode causar à visão.

"É compreensível o fascínio que um eclipse gera. No entanto, olhar diretamente para ele, mesmo que por breves momentos, é equivalente a mirar uma lanterna intensa diretamente na retina. A retina é uma delicada camada no fundo dos nossos olhos, responsável por capturar as imagens que vemos e enviá-las ao cérebro. Um dano a ela pode comprometer gravemente nossa visão", explica.

Desta maneira, existem formas mais seguras para observar o evento:

*Fonte: Exame

Tags

Autor

Veja também

Webstories