CERTAMES

Bolsonaro veta projeto que suspende prazo de validade de concursos por causa da pandemia

A matéria havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no final de 2021

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 06/01/2022 às 9:24
Notícia
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Para a EIU, "Bolsonaro provavelmente continuará seus ataques às instituições democráticas e a minar a confiança na integridade eleitoral até as eleições de outubro de 2022" - FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional em 2021, que previa o ajuste no período de suspensão da contagem do prazo de validade de concursos públicos federais em decorrência da pandemia de covid-19.

  • Quer saber mais sobre concursos e empregos? Clique aqui e fique bem informado.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, o veto presidencial se deu porque o mandatário buscou dar segurança jurídica aos concursos que foram encerrados.

.

“A proposição legislativa contrariava o interesse público ao suspender a contagem dos prazos de validade de concursos até 31 de dezembro de 2021, período já transcorrido, o que poderia implicar a aplicação de efeitos retroativos ao restabelecer a vigência de concursos já encerrados e causar insegurança jurídica. Dessa forma, entende-se que a proposição legislativa perdeu o seu objeto”, informou o órgão.

Prazos do PL

Caso não fosse vetado, os prazos dos concursos públicos homologados antes do reconhecimento da situação de calamidade, até 20 de março de 2020, voltariam a ser contados a partir de 1º de janeiro de 2022.

A proposta dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Rejane Dias (PT-PI) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em outubro e no plenário do Senado Federal em dezembro do ano passado, com relatoria do senador Jacques Wagner (PT-BA).

Com informações da Agência Brasil

Comentários