Oportunidade

CONCURSO DO IBGE: mais de 15 mil vagas são abertas, inscrições terminam nesta segunda (01/08)

As inscrições são gratuitas e tem poucos dias de prazo

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 28/07/2022 às 8:12 | Atualizado em 29/07/2022 às 17:30
Notícia
DIVULGAÇÃO
Novos processos seletivos servirão para complementar as equipes já contratadas para atuar no Censo 2022 - FOTO: DIVULGAÇÃO

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, abriu, nesta quinta-feira (28), mais um processo seletivo simplificado complementar para a contratação temporária de profissionais que trabalharão no Censo Demográfico de 2022.

São 15.075 vagas para recenseador distribuídas em vários estados do Brasil. O cargo tem o objetivo de coletar dados e informações sobre os cidadãos que moram no país.

As inscrições ficam disponíveis apenas até segunda-feira, 01 de agosto.

Saiba como ser um candidato:

IBGE ABRE PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

As inscrições devem ser realizadas de forma online, enviando formulário de inscrição para o site do Instituto, sem cobrança de taxa. A jornada de trabalho será, no mínimo, 25 horas semanais.

Além disso, é obrigatória a participação integral no treinamento. Para ser recenseador, é indicado que o candidato tenha o seguinte perfil:

  • ter capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;
  • ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
  • ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores;
  • ter capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural;
  • ter capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta;
  • ter agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Com exigência de ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos, a remuneração mensal oferecida é por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do recenseador.

A contratação temporária tem duração de três meses, podendo ser prorrogada com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e de recursos orçamentários.

Para mais informações, é necessário consultar o edital, publicado nesta quinta-feira (28/7) no Diário Oficial da União (DOU).

Comentários