O Concurso dos Correios é um dos eventos mais aguardados em 2023 e tem sido constantemente debatido pelo sindicato da categoria.
AO VIVO RÁDIO JORNAL
A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) está em negociações com a direção da estatal para avaliar a viabilidade de realizar um novo processo seletivo ainda neste ano.
A escassez crescente de pessoal é o foco central dessas conversas, já que a empresa possui mais de 7 mil vagas disponíveis para cargos de nível médio/técnico e superior.
Nas últimas semanas, houve um notável aumento nas pesquisas relacionadas ao novo concurso dos Correios nas ferramentas de busca e nas redes sociais.
No entanto, ainda não foi definida uma data para a divulgação do edital.
Impacto do Déficit de Funcionários nos Correios
A empresa enfrenta um notável déficit de pessoal. Já se passaram mais de 11 anos desde a última seleção abrangente para novos servidores públicos.
A saída de colaboradores ao longo dos anos, seja por mudança de emprego ou aposentadoria, resultou em uma lacuna que ainda não foi preenchida, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), os Correios atualmente empregam cerca de 86.700 profissionais, enquanto foi autorizada a abertura de um total de 94.490 vagas. Isso resulta em aproximadamente 7.800 cargos vagos na empresa.
Os salários oferecidos aos funcionários dos Correios variam entre R$ 2.179,25 para cargos de nível médio e R$ 6.333,54 para cargos de nível superior.
Além do salário, estão inclusos os seguintes benefícios para os servidores:
Concurso dos Correios 2023: Vagas, Autorização e Salários
Benefícios Oferecidos no Concurso dos Correios
Cargos no Concurso dos Correios
Cargos de Nível Médio - Agente de Correios:
Cargos de Nível Superior - Analista de Correios:
