TWITTER

ELON MUSK E TWITTER: chefe dos Direitos Humanos da ONU escreve carta aberta para Elon Musk e empresário responde

Saiba tudo sobre a carta aberta do alto comissário de Direitos Humanos da ONU para o novo CEO do Twitter, Elon Musk.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 07/11/2022 às 9:56 | Atualizado em 07/11/2022 às 12:13
Notícia
Reprodução.
Alto comissário de Direitos Humanos da ONU escreve carta aberta para Elon Musk. - FOTO: Reprodução.

A última semana foi marcada pelas demissões em todo o Twitter, por ordem de Elon Musk, o novo CEO da rede social. Contudo, um dos destaques foi a equipe de ética IA e a divulgação de uma carta aberta feita pelo chefe dos Direitos Humanos da ONU, o alto comissário Volker Türk. 

Chamado de ML Ethics, Transparency, and Accountability (META), a equipe comandada por Rumman Chowdhury, é responsável por tornas os algoritmos mais transparentes e evitar preferências de raças, gêneros e idade.

Antes da aquisição oficial de Elon Musk, a diretora Chowdhury afirmou à revista Wired que a equipe estava focada em pesquisas sobre viés político, que seria útil para diversas redes sociais além do Twitter. Contudo, a equipe foi dissolvida.

Chefe de Direitos Humanos da ONU se preocupa com as demissões

Em "carta aberta" publicada em seu Twitter, Elon Musk afirmou que a liberdade de expressão seria uma das prioridades no seu comando para a rede social.

Muitos perfis bloqueados retornaram para a plataforma e usuários já se questionam sobre a possível volta de Donald Trump, que causa o distanciamento de anunciantes como Volkswagem, Audi, Pfizer e General Motors e a consequente queda de receita.

Mas a pergunta de diversos usuários é: como funciona a liberdade de expressão no novo Twitter?

A preocupação se estende para todos, inclusive para o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU) no setor de Direitos Humanos, Volker Türk, que escreveu uma carta aberta para Elon Musk.

O Twitter faz parte de uma revolução global que transformou a forma como nos comunicamos. Mas escrevo com preocupação e apreensão sobre nossa praça pública digital e o papel do Twitter nela”, afirmou o alto comissário da ONU.

Türk adicionou na carta os relatos da demissão de toda a equipe de direitos humanos do Twitter, exceto dois funcionários, que faziam parte da equipe de ética IA.

"Peço que você garanta que os direitos humanos sejam centrais para o gerenciamento do Twitter sob sua liderança.", ressaltou.

Além disso, a carta lista princípios fundamentais para contemplar os direitos humanos para a gestão de Elon Musk no Twitter, são eles:

  • Proteja a liberdade de expressão de todos;
  • Liberdade de expressão não é um passe livre;
  • Não há lugar para ódio que incite hostilidade, discriminação ou violência na rede social;
  • Transparência;
  • Proteção da privacidade;
  • Idiomas e experiência contextual devem ser respeitadas.

.

Elon Musk fala sobre liberdade de expressão após carta aberta 

A carta aberta pelo chefe de Direitos Humanos da ONU foi publicada no dia 5 de novembro. Neste domingo (06), o Elon Musk apareceu no Twitter e publicou suas perspectivas em relação à gestão da rede social. 

Uma das postagens realizadas pelo empresário foi sobre o seu "compromisso com a liberdade de expressão". 

Nesta manhã, o CEO do Twitter postou as regras do Twitter em sua conta, que traz tópicos como segurança, autenticidade, privacidade, execução e apelações, além de publicidade de terceiros em conteúdo de vídeo. 

Comentários