A última semana foi marcada pelas demissões em todo o Twitter, por ordem de Elon Musk, o novo CEO da rede social. Contudo, um dos destaques foi a equipe de ética IA e a divulgação de uma carta aberta feita pelo chefe dos Direitos Humanos da ONU, o alto comissário Volker Türk.
Chamado de ML Ethics, Transparency, and Accountability (META), a equipe comandada por Rumman Chowdhury, é responsável por tornas os algoritmos mais transparentes e evitar preferências de raças, gêneros e idade.
Antes da aquisição oficial de Elon Musk, a diretora Chowdhury afirmou à revista Wired que a equipe estava focada em pesquisas sobre viés político, que seria útil para diversas redes sociais além do Twitter. Contudo, a equipe foi dissolvida.
Chefe de Direitos Humanos da ONU se preocupa com as demissões
Em "carta aberta" publicada em seu Twitter, Elon Musk afirmou que a liberdade de expressão seria uma das prioridades no seu comando para a rede social.
Muitos perfis bloqueados retornaram para a plataforma e usuários já se questionam sobre a possível volta de Donald Trump, que causa o distanciamento de anunciantes como Volkswagem, Audi, Pfizer e General Motors e a consequente queda de receita.
Mas a pergunta de diversos usuários é: como funciona a liberdade de expressão no novo Twitter?
A preocupação se estende para todos, inclusive para o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU) no setor de Direitos Humanos, Volker Türk, que escreveu uma carta aberta para Elon Musk.
“O Twitter faz parte de uma revolução global que transformou a forma como nos comunicamos. Mas escrevo com preocupação e apreensão sobre nossa praça pública digital e o papel do Twitter nela”, afirmou o alto comissário da ONU.
Türk adicionou na carta os relatos da demissão de toda a equipe de direitos humanos do Twitter, exceto dois funcionários, que faziam parte da equipe de ética IA.
"Peço que você garanta que os direitos humanos sejam centrais para o gerenciamento do Twitter sob sua liderança.", ressaltou.
Além disso, a carta lista princípios fundamentais para contemplar os direitos humanos para a gestão de Elon Musk no Twitter, são eles:
- Proteja a liberdade de expressão de todos;
- Liberdade de expressão não é um passe livre;
- Não há lugar para ódio que incite hostilidade, discriminação ou violência na rede social;
- Transparência;
- Proteção da privacidade;
- Idiomas e experiência contextual devem ser respeitadas.
.
Elon Musk fala sobre liberdade de expressão após carta aberta
A carta aberta pelo chefe de Direitos Humanos da ONU foi publicada no dia 5 de novembro. Neste domingo (06), o Elon Musk apareceu no Twitter e publicou suas perspectivas em relação à gestão da rede social.
Uma das postagens realizadas pelo empresário foi sobre o seu "compromisso com a liberdade de expressão".
My commitment to free speech extends even to not banning the account following my plane, even though that is a direct personal safety risk
— Elon Musk (@elonmusk) November 7, 2022
Nesta manhã, o CEO do Twitter postou as regras do Twitter em sua conta, que traz tópicos como segurança, autenticidade, privacidade, execução e apelações, além de publicidade de terceiros em conteúdo de vídeo.
Twitter rules will evolve over time, but they’re currently the following: https://t.co/Ut1tXuefso
— Elon Musk (@elonmusk) November 7, 2022
Comentários