Futuro

Os ROBÔS vão substituir as pessoas na AMAZON?

A Amazon se prepara para demitir 10.000 funcionários

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 15/11/2022 às 14:40
Notícia
Reprodução/ CNN Brasil.
Veja os principais descontos na Semana Tech, da Amazon Prime. - FOTO: Reprodução/ CNN Brasil.

Da AFP

Em seu laboratório de robótica em Westborough, nos arredores de Boston (nordeste), a gigante do comércio eletrônico Amazon fabrica os robôs e desenvolve os processos para automatizar seus centros de distribuição.

.

  • Amazon
  • Robôs
  • Trabalho humano
  • Jeff Bezos

Isso seria feito também para reduzir os prazos de entrega dos pedidos, um objetivo no qual aposta com tecnologia, gerando dúvidas sobre o futuro do trabalho humano em seus armazéns.

Futuro

"O que vamos fazer nos próximos cinco anos vai tornar pequeno o que fizemos nos últimos dez anos", assegura Joe Quinlivan, vice-presidente da Amazon Robótica no centro de inovação e manufatura BOS27.

ALAIN JOCARD / AFP
Jeff Bezos, fundador da Amazon - ALAIN JOCARD / AFP

O projeto "Delivering the Future (Entregando o futuro)" quer transformar a empresa fundada por Jeff Bezos há 28 anos para vender livros pela internet na pioneira da distribuição, com tecnologia própria e produção 'made in USA'.

Tecnologia

A gigante da tecnologia conseguiu que um robô manipule produtos com a mesma destreza da mão humana.

Amazon revelou sua última criação: "Sparrow", um robô com formato de cabeça de pássaro capaz de detectar, selecionar e gerenciar "milhões de produtos".

Sparrow

Dotado de câmeras, ele pega os produtos de uma esteira de transporte e os distribui em cestas para serem empacotados.

Divulgação/Amazon
Amazon - Divulgação/Amazon

"Dada a variedade de materiais que temos nos nossos armazéns, Sparrow é um feito significativo", afirma, orgulhoso, o chefe de robótica da companhia, Tye Brady.

"Sparrow" se soma a outros robôs como "Robin" e "Cardinal" (todos nomes de aves), mas o novo dispositivo consegue, inclusive, manipular produtos dentro de pacotes.

Cerca de 75% das cinco bilhões de encomendas ao ano que a Amazon gerencia são manipulados por algum tipo de robô, segundo Quinlivan.

Ameaça ou complemento?

"Não se trata de que as máquinas substituam as pessoas. Trata-se de que as pessoas e as máquinas trabalhem juntas, colaborando para fazer um trabalho", assegura Brady.

Acusada de praticar "escravidão moderna" por alguns trabalhadores, a empresa com a segunda maior força de trabalho dos Estados Unidos, atrás do gigante da distribuição Walmart, conseguiu impedir a criação de sindicatos em suas instalações, exceto em um armazém de Nova York.

.

Reprodução/Pixabay
Saiba quantos dias de afastamento do trabalho você ganha após seu casamento - Reprodução/Pixabay

Os latinos representam 35% da força de trabalho nos centros de armazenamento.

Demissões

A Amazon se prepara para demitir 10.000 funcionários, segundo o jornal The New York Times, o que faria da empresa a última gigante americana da tecnologia a responder à crise com um plano de corte de empregos.

Estes milhares de postos de trabalho representariam menos de 1% da massa salarial do grupo, que tinha 1,6 milhão de funcionários no mundo no fim de 2021.

AFP
Jeff Bezos é o dono da Amazon - AFP

Parte importante dos efetivos é de trabalhadores temporários, contratados para períodos de alta atividade, por exemplo durante as festas de fim de ano.

 

Comentários