
Nesta quarta-feira (16), a missão Artemis I sai dos solos da Flórida e se encaminha para uma jornada de mais de 25 dias para a Lua.
A exploração já é considerada uma das mais importantes, uma vez que o foguete SLS, um dos super foguetes da NASA, carrega uma espaçonave, Orion, uma cápsula em forma de goma planejada para transporte humano, mas nenhum tripulante está presente.
A NASA deseja estabelecer um posto avançado e permanente na lua, nisso, as missões Artemis ganham graus de dificuldades e têm objetivos traçados até o final desta década, sendo a Artemis I o primeiro passo para uma sequência de missões para a superfície lunar e de Marte.
ATRASO DA MISSÃO ARTEMIS I
Após contratempos técnicos anteriores ao lançamento, principalmente com o super foguete, e dois furacões que passaram pelo local, a missão Artemis I foi atrasada para esta quarta-feira.
O foguete foi lançado desde às 3:47h de acordo com o horário de Brasília e tem previsão para finalizar a missão no dia 11 de dezembro.
MISSÃO ARTEMIS I: Orion e o transporte de humanos à Lua
Orion é o veículo de exploração que levará a tripulação ao espaço, fornecendo capacidade de abortamento de emergência, com recursos para sustentar astronautas durante as missões e fornecer reentrada segura.
Porém, a cápsula, que representa um avanço para o transporte ao espaço, foi lançada sem qualquer astronauta, contudo, manequins foram incluídos com objetivo de coletar dados vitais para futuras tripulações vivas.
.

Comentários