Com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil liberado desde 11 de outubro, diversos beneficiários encontram dificuldades em acessar esse crédito, que é garantido de forma prática no Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal, para os que participam do Auxílio Brasil.
Dificuldades para contratar o empréstimo ou queixas de atraso do pagamento são os problemas mais comuns entre os beneficiários.
Dessa forma, confira o que fazer quando o empréstimo consignado é negado através do aplicativo Caixa Tem.
Por que não consigo contratar empréstimo consignado pelo Caixa Tem?
Para os beneficiários que acessam o aplicativo Caixa Tem e recebem a mensagem "Não há oportunidade de contratação do empréstimo consignado para você", é necessário conferir os motivos para a margem consignada ser negada.
Veja quais pendências impedem que os beneficiários contratem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil:
- Benefício do Auxílio Brasil com previsão de acabar;
- CPF com problemas na Receita Federal;
- Estar recebendo as parcelas há menos de 90 dias (mínimo de 3 parcelas recebidas);
- Não receber o auxílio a partir do crédito em conta;
- Possuir alerta de não comparecimento à convocação do Ministério da Cidadania.
É importante também ficar atento às restrições do banco de preferência.
O que fazer para liberar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), todas as instituições devem justificar o motivo de recusar ou reprovar o crédito, segundo o Jornal Contábil.
Logo, é importante entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, que oferece informações rápidas através do próprio WhatsApp da Caixa ou outras formas de contato pelo telefone para entender o motivo do empréstimo consignado ser negado.