BIG TECHS

Microsoft compra parte da Bolsa de Londres por US$ 2 bilhões, entenda

Parceria entre Microsoft e Bolsa de Valores de Londres (LSEG) afirmam aproximação entre big techs e o setor financeiro.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 13/12/2022 às 11:19 | Atualizado em 04/01/2023 às 14:53
Pixabay
Empresa Microsoft - FOTO: Pixabay

Nesta segunda-feira (12), a Microsoft anunciou em nota a compra bilionária de ações que consiste em 4% da London Stock Exchange Group (LSEG), ou seja, a bolsa de valores de Londres. 

Com o contrato de duração de 10 anos, o negócio consiste no armazenamento de dados na nuvem em que será possível a partir da plataforma Azure, criada pela Microsoft, para a criação de um espaço mais flexível e seguro para o trabalho e experiência do usuário.

Além disso, a parceria traz estratégias para infraestrutura de dados e soluções de análise e modelagem para a bolsa londrina.

Microsoft compra parte da Bolsa de Valores de Londres e se aproxima do setor financeiro 

A parceria da Microsoft com a LSEG, avaliada em US$ 2 bilhões, é baseada na estratégia de construir uma plataforma escalável para negócios de Data Analytics.

A empresa de tecnologia informou que o uso do Azure Purview e Synapse serão garantidos para a criação da arquitetura de dados da bolsa londrina baseada na nuvem. Assim, o programa acelera a migração de dados para a nuvem da LSEG.

Erwin.
Microsoft Purview e Microsoft Synapse. - Erwin.

Logo, os cliente também serão beneficiados, uma vez que poderão acessar seus dados rapidamente de qualquer lugar e momento, permitindo acompanhar as movimentações financeiras à medida de que os mercados evoluem.

Em nota, a Microsoft afirmou que a bolsa londrina usará de Inteligência Artificial, além de serviços como Teams e o Microsoft 365 para impulsionar a experiência de simples usuário ao profissional de finanças.

A estratégia também conta com a criação de um novo conjunto de soluções a partir do Azure Machine Learning e recursos avançados de análise e modelagem da Bolsa de Valores de Londres, que possam oferecer um alcance amplo e análises de ativos cruzados, focando em investimentos sustentáveis, para outras instituições financeiras, de acordo com a nota da Microsoft. 

Nossa parceria reunirá a liderança do setor do London Stock Exchange Group com a confiança e amplitude do Microsoft Cloud — abrangendo Azure, AI e Teams — para criar serviços de próxima geração que capacitarão nossos clientes a gerar insights de negócios, automatizar processos complexos e demorados e, finalmente, fazer mais com menos.
Afirmou Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft.

O receio do mercado financeiro em relação às big techs

Aproximando a tecnologia do mercado financeiro, a Microsoft é o exemplo de big tech que garante inovação para o setor de finanças.

Contudo, algumas agências reguladoras temem pelas aproximações e uso de computação em nuvem, uma vez que se a segurança for comprometida, as consequências irão impactar o sistema financeiro de todo o mundo.

Além da Microsoft, empresas como Amazon Prime, Google e IBM também investem no mercado das bolsas de valores, seguradores e bancos para fornecer serviços de computação em nuvem. 

 

* Com informações do Neo Feed e nota oficial da Microsoft

Olhar Digital.
Microsoft compra 4% da Bolsa de Valores de Londres. - FOTO:Olhar Digital.
Erwin.
Microsoft Purview e Microsoft Synapse. - FOTO:Erwin.