REDES SOCIAIS

Dia do Influenciador Digital: Projeto de Lei em Recife quer oficializar data, entenda

Confira tudo sobre o Projeto de Lei que deseja oficializar o Dia do Influenciador Digital em Recife.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 21/12/2022 às 11:15 | Atualizado em 04/01/2023 às 14:38
Notícia
Freepik (@ rawpixel.com).
Confira Projeto de Lei que deseja oficializar o Dia do Influencer Digital no Recife. - FOTO: Freepik (@ rawpixel.com).

É fato que as redes sociais tomaram conta do dia a dia dos usuários, criando influenciadores nas plataformas digitais. Assim, foi criado um Projeto de Lei (PL), na Câmara de Recife, para comemorar oficialmente o Dia do Influenciador Digital.

De acordo com o projeto N° 306/2022, publicado no Diário da União de Recife ontem (20), a data comemorativa deve acontecer oficialmente e anualmente no dia 30 de novembro.

O projeto de lei tem como criador o Joselito Ferreira, que é vereador de Recife pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com objetivo de incluir a data no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. 

.

Reprodução/Pixabay
Estudar pelo celular - Reprodução/Pixabay

Justificativa para o Dia do Influencer Digital 

O projeto de lei se justifica a partir do estudo da Nielsen, em que 92% das pessoas confiam nas dicas de outras pessoas ao invés da própria marca.

A pesquisa da Nielsen, realizada em 2012, consistiu na opinião de 28 mil entrevistados da internet localizados em 56 países.

.

(...) 92% dos consumidores em todo o mundo dizem que confiam na mídia, como recomendações de amigos e familiares, acima de todas as outras formas de publicidade - um aumento de 18% desde 2007..
Site da Nielsen.

Além disso, outro ponto citado foi o FLUVIP, grupo de liderança expressiva de Influencer Marketing na América Latina e nos Estados Unidos, com objetivo de reconhecer aqueles que causam impacto direto nos seguidores e mudam a relação de marcas e consumos. 

Dia do Influenciador Digital: outros Estados já aprovaram projeto 

O Dia do Influenciador Digital não tem uma data específica, mas, municípios como Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro e Curitiba já aprovaram ou estão em processo de aprovação do PL que oficializa a data de comemoração. 

Em Juiz de Fora e Curitiba, as datas são 7 de abril e 17 de maio respectivamente. Já no município do Rio de Janeiro, a data também planeja ser comemorada no dia 30 de novembro

Até o momento que essa matéria foi publicada, o vereador não respondeu sobre sua opinião em relação ao PL. 

 

 

 

*Com informações do Diário da União de Recife. 

Comentários