Planeta Vermelho

Nathália Macêdo
Publicado em 21/12/2022 às 17:24
Divulgação/Nasa
Sonda InSight em Marte - FOTO: Divulgação/Nasa

Depois de quatro anos em Marte, a sonda InSight, da NASA, será desligada após realizar descobertas abaixo da superfície do Planeta Vermelho. A notícia foi revelada pela agência espacial norte-americana nesta quarta-feira (21).

.

A InSight (abreviação de Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor) decidiu estudar o interior profundo de Marte em 2018.

NASA/JPL-Caltech
Missão InSight em Marte - NASA/JPL-Caltech

"Desde que chegou ao Planeta Vermelho, a InSight deixou um legado digno do seu nome, reunindo uma rica recompensa de dados científicos", disse a Nasa.

Descobertas

A missão também fez as primeiras leituras sísmicas além da Terra desde as missões Apollo, medindo um total de 1.319 terremotos- incluindo os causados por impactos de meteoroides.

"A missão fez descobertas científicas em escala sísmica, os seus instrumentos revelaram detalhes sobre a crosta, o manto e o núcleo de Marte, ajudando os cientistas a compreenderem melhor como todos os mundos rochosos se formam, incluindo a Terra e a sua Lua ao longo dos seus quatro anos em Elysium Planitia, uma planície plana e suave que serviu como local de pouso e casa, a InSight recolheu novos dados sobre o clima nesta região de Marte", revelou a agência.

O módulo de aterrissagem continuou fazendo leituras usando o seu sismómetro, o último dos seus instrumentos científicos que permaneceram ativos.

Veja o top 5 das descobertas:

• Tremor de terra captado em Marte
  • Campo magnético 10 vezes mais maior do que esperado
  • O tamanho do núcleo de Marte
  • Abalo sísmico
  • Imagens de Marte

NASA/JPL-Caltech
Missão InSight em Marte - NASA/JPL-Caltech

Carga

No inicio de 2022, uma tempestade de poeira danificou seus painéis solares, isso fez com que a sonda acionasse automaticamente o modo de segurança. Por esse motivo, a sua fonte de energia foi reduzida.

Segundo a Nasa, o equipamento parou de responder. "Depois de duas tentativas consecutivas, a equipa da missão não conseguiu contato com o módulo de aterragem, sinal de que as baterias movidas a energia solar da nave espacial esgotaram" completou.