ASTROS

Pesquisa descobre água do Sol na Lua que pode impulsionar exploração no satélite natural

Pesquisa descobre água na Lua com origem em vento lunar, que pode impulsionar exploração no satélite natural e abastecimento de água.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 03/01/2023 às 9:39 | Atualizado em 03/01/2023 às 9:39
Notícia
Olhar Digital.
Confira tudo sobre a origem da água na Lua. - FOTO: Olhar Digital.

Pesquisadores encontraram água no solo da Lua com origem de vento solar descoberto pelo Programa da Exploração Lunar Chinês.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China e do Instituto de Geologia e Geofísica, que identificaram uma conexão com o vento solar (SW) e a água encontrada com a presença de proporções de deutério/hidrogênio e abundância de hidrogênio nos grãos do solo lunar.

Essa descoberta traz novas perspectivas para a exploração e permanência no satélite natural, uma vez que a água na Lua pode proporcionar vida e combustível em potencial.

.

Missão Chang'e-5: pesquisa descobre água do Sol na Lua 

Diferentes das missões americanas, como Apollo da NASA, os chineses pousaram o rover Chang'e-5 em uma latitude média, ou seja, foi possível coletar amostras de basaltos lunares jovens, que têm menos de 2 bilhões de anos, e do porão basáltico mais seco.

A pesquisa realizada confirmou que as amostras coletadas são essenciais para entender a distribuição espacial-temporal e a retenção da água pelo vento solar no regolito lunar. 

Com base nos grãos dos solos lunares coletados e o conteúdo com hidrogênio em abundância, a água derivada do vento solar foi estimada em 46 partes por milhão das amostras de solo coletadas pelo Chang'e-5.

.

Yangting Lin et al.
Imagem ilustrativa de como a água chegou na Lua através do vento solar. - Yangting Lin et al.

A pesquisa também envolveu experimentos com aquecimento de grãos, que revelaram que o hidrogênio de origem solar pode ser preservado após o enterro, cogitando a existência de água nos solos profundos e  polares da Lua.

.

Esta descoberta é de grande importância para a futura utilização dos recursos hídricos da Lua. Além disso, apesar da triagem e aquecimento de partículas, é relativamente fácil explorar e usar a água contida no solo lunar.
confirmou o professor cosmoquímico Yangtin Lin.

 

 

* Com informações da Daily Express e PNAS.

Comentários