CES 2023

CES 2023: dispositivo que monitora urina é lançado para verificar saúde metabólica e reprodutiva

Conheça o U-Scan, dispositivo de saúde, lançado na CES 2023, que monitora a urina dos usuários para acompanhar saúde metabólica e reprodutiva.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 06/01/2023 às 10:06 | Atualizado em 06/01/2023 às 10:09
Notícia
Withings See More.
Dispositivo U-Scan. - FOTO: Withings See More.

O U-Scan, dispositivo que monitora a urina do usuário, é um dos lançamentos da Consumers Electronic Show (CES) 2023 que mais repercutiu na web.

O evento que está acontecendo em Las Vegas é responsável por apresentar diversas inovações ao público de empresas como Samsung, Sony e entre outras marcas no mercado da tecnologia.

Este ano, a CES 2023 traz a novidade de um "laboratório de urina" caseiro, que o usuário posiciona na privada e consegue monitorar o xixi.

CES 2023: confira U-Scan, dispositivo que monitora a urina dos usuários

Mais um desenvolvimento positivo para a área da saúde, o U-Scan consiste em um leitor e um cartucho substituível. O leitor é a parte em que o usuário urina, enquanto o cartucho se encontra na parte interior do dispositivo.

De acordo com o The Verge, o aparelho contém um sensor térmico que diferencia a urina da água da privada, além da presença de radares para detectar quem está urinando ao identificar o movimento e a distância do fluxo da urina individual.

Segundo o CEO da empresa criadora Withings, Mathieu Letombe, o dispositivo é de fácil uso, precisando apenas fazer xixi normalmente no dispositivo.

.

The Nexus.
Confira dispositivo U-Scan para monitoramento da saúde a partir da urina do usuário. - The Nexus.

Assim, o dispositivo funciona a partir do leitor que detecta o usuário urinando e coleta uma pequena amostra em um circuito microfluídico. Logo, o resto é despejado e tudo é levado pela descarga.

Já os cartuchos serão os verdadeiros responsáveis ela saúde reprodutiva e nutritiva, uma vez que a tecnologia irá medir o hormônio luteinizante (LH), os níveis de pH e níveis de hidratação pela gravidade ou concentração da urina.

O monitoramento de LH pode ser útil para detectar partes do ciclo menstrual de uma pessoa e estimar até mesmo uma janela de ovulação. Além disso, a acidez da urina também pode indicar se a dieta está muito ácida ou básica. O cartucho contém cerca de 100 testes e dura aproximadamente três meses.

Quando todos os dados são coletados, os resultados serão enviados via Wi-Fi pra o aplicativo, plataforma digital que também fornece dicas de saúde com base nos dados conferidos. 

O preço do dispositivo vai ser de US$ 530, de acordo com a Withings.

 

 

* Com informações do The Verge.

Comentários