
Uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveu um aparelho a laser compacto para missões espaciais da NASA com objetivo de buscar vida extraterrestre.
A descoberta é um mini-analisador a laser bem menor, porém mais eficiente, que as versões anteriores, também chamado de Orbitrap LDMS. Esse dispositivo ajuda no estudo de amostras do espaço com potencial atividade biológica.
Dispositivo a laser vai ajudar a achar vida no espaço
De acordo com o artigo da Nature Astronomy, o aparelho pesa apenas 7,7 quilos, combinando laser ultravioleta e um analisador Orbitrap, que proporciona dados de alta resolução acerca da química dos fragmentos analisados.
Essas capacidades analíticas podem ser úteis em missões como a exploração progressiva da superfície lunar como o Programa Artemis, da NASA, além de objetivos de detecção de vida, como Enceladus Orbilander.
.

O principal autor do artigo, Ricardo Arevalo, revelou que o Orbitrap foi originalmente feito para o uso comercial, contudo, o seu peso era de quase 200 quilos. Agora, o seu tamanho pôde ser reduzido e o uso não foi precarizado.
Pelo seu tamanho e por possuir requisitos mínimos de energia, o Orbitrap LDMS pode ser guardado e usado em missões espaciais. Além disso, as análises realizadas dão menos chances a contaminação e danos as amostras.
* Com informações do site Terra e revista Nature Astronomy.
Comentários