
A controladora do Google, Alphabet, demitiu cerca de 6% da força de trabalho global da empresa, o que equivale a 12 mil funcionários.
O executivo-chefe da Alphabet, Sundar Pichai, destacou o cenário positivo da pandemia que alavancou em diversas contratações, mas, assim como grandes empresas de tecnologia, o cenário econômico desfavorável e cortes financeiros se tornaram realidade.
Isso significa dizer adeus a algumas pessoas incrivelmente talentosas que trabalhamos duro para contratar e com as quais adoramos trabalhar. Sinto muito por isso. O fato de que essas mudanças afetarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui.Afirmou o CEO do Google e da Alphabet.
De acordo com a nota do CEO, nos Estados Unidos, os funcionários demitidos terão direito a pagamento durante o período de notificação, que durará 60 dias no mínimo. Além disso, a Alphabet oferecerá pacote de indenização, bônus de 2022, assistência médica durante 6 meses e entre outros serviços.
Para os funcionários fora dos EUA, foi informado que os funcionários receberão de acordo com as práticas locais.
Cenário das empresas de tecnologia
O crescente boom no mercado da tecnologia durante a pandemia da covid-19 começa a resultar em demissões e congelamento de contratações, uma vez que Microsoft, Meta, Amazon e Twitter estão entre os que anunciaram cortes de empregos.
* Com informações do The New York Times.