GOOGLE

Mama Cax: qual a causa da morte da modelo homenageada pelo Google? Entenda a história da hatiana-americana

Conheça a história de Mama Cax, modelo hatiana-americana que é homenageada nesta quarta-feira (08).

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 08/02/2023 às 7:13 | Atualizado em 08/02/2023 às 9:21
Google.
Confira quem é Mama Cax, símbolo da inclusão na moda. - FOTO: Google.

Hoje (08), o Google homenageia a Mama Cax, a hatiana-americana foi um símbolo importante que lutou em busca da representatividade das mulheres negras e com deficiência no mundo da moda. A ativista e modelo morreu aos 30 anos. 

No mês da História Negra, nos Estados Unidos, o Doodle destaca a ilustração de Lyne Lucien, do Brooklyn.

Google.
Ilustração de Mama Cax. - Google.

Conheça a história de Mama Cax.

Sobre Mama Cax

A modelo Cacsmy Brutus, mais conhecida como Mama Cax, foi diagnosticada com câncer de ossos e pulmões desde os 14 anos, tendo que passar por uma cirurgia no quadril. Esse procedimento resultou na amputação da sua perna direita.

Apesar da demora de aceitar a prótese na perna, principalmente por não ser próximo do seu tom de pele, Cax passou a se expressar seu estilo com cores vibrantes e passou a usar a prótese com motivos artísticos.

Mama Cax também utilizou as redes sociais como importante ferramenta para defender a inclusão na moda e discutir inseguranças corporais que atinge as mulheres.

"À medida que o movimento de positividade do corpo crescia, Mama Cax percebeu que mulheres negras e mulheres com deficiência eram sub-representadas nas mídias sociais. Ela começou a postar regularmente e defender a inclusão na moda e usar a mídia social para discutir suas inseguranças corporais. Ela entrou oficialmente na indústria da moda como modelo em uma campanha publicitária em 2017 e foi contratada pela Jag Models logo depois.", escreveu o Google no blog post.

> LEIA TAMBÉM: Quem foi Mama Cax? Conheça mais detalhes sobre a homenageada do Google

A morte de Mama Cax

A morte de Mama Cax foi causada tragicamente por complicações médicas por conta do câncer em 2019, de acordo com o Portal UOL. 

Cax ainda é lembrada por sua luta e o espaço conquistado fora e dentro das passarelas. 

Google.
Mama Cax. - FOTO:Google.
Google.
Ilustração de Mama Cax. - FOTO:Google.