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NOVA REGRA DO iFOOD: delivery ficará mais barato? Entenda a mudança

Relação de iFood com restaurantes parceiros podem gerar promoções para usuários de aplicativos de delivery.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 10/02/2023 às 8:58 | Atualizado em 10/02/2023 às 9:01
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@IFOODBRASIL VIA INSTAGRAM
O iFood disse que 6% dos estabelecimentos cadastrados sofreram a alteração - FOTO: @IFOODBRASIL VIA INSTAGRAM

Na última quarta-feira (08), o acordo entre o iFood e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que zela pela livre concorrência de mercado) trouxe novas condições e mudanças no serviço de delivery, que pode impulsionar a concorrência entre os apps de entrega.

De acordo com as informações divulgadas pelo próprio iFood, haverá contratos de exclusividade dos restaurantes para com o app de entrega, que consiste em restaurantes parceiros não disponibilizar operação de delivery em outras plataformas, enquanto o iFood é responsável por investimentos e diferentes condições comerciais.

As empresas terão 6 meses para implementar as mudanças propostas pelo conselho administrativo, tal como não firmar os contratos de exclusividade com marcas que ultrapassam 30 estabelecimentos e limitar prazo do tipo de contrato a dois anos.

Dessa forma, confira as possíveis consequências dessa parceria entre iFood e restaurantes. 

NOVA REGRA DO iFOOD: delivery ficará mais barato?

A nova medida consiste na integração do iFood com os softwares de gestão dos restaurantes, que pode facilitar o gerenciamento dos pedidos e reduzir custos operacionais dos estabelecimentos.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as dificuldades de operação em relação aos aplicativos de entrega gera um valor extra de 15% para os restaurantes, o que poderá ser sanado com as novas regras.

A Abrasel já trabalha na criação do Open Delivery, que consiste em uma linguagem única de softwares para facilitar a comunicação dos aplicativos de delivery com os restaurantes, organizando a lista de clientes e a fila de pedidos.

Todas essas novidades nos aplicativos de entrega podem gerar promoções mais frequentes, segundo profissionais do setor. Uma vez que a concorrência irá aumentar com os contratos de exclusividade, as formas de atrair o consumidor pode impulsionar ofertas.

Assim, é provável que os downloads de aplicativos de entrega aumentem, uma vez que os usuários busquem o melhor custo-benefício na hora da compra.


*Com informações do Portal UOL. 

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