
Na última quarta-feira (08), o acordo entre o iFood e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que zela pela livre concorrência de mercado) trouxe novas condições e mudanças no serviço de delivery, que pode impulsionar a concorrência entre os apps de entrega.
De acordo com as informações divulgadas pelo próprio iFood, haverá contratos de exclusividade dos restaurantes para com o app de entrega, que consiste em restaurantes parceiros não disponibilizar operação de delivery em outras plataformas, enquanto o iFood é responsável por investimentos e diferentes condições comerciais.
As empresas terão 6 meses para implementar as mudanças propostas pelo conselho administrativo, tal como não firmar os contratos de exclusividade com marcas que ultrapassam 30 estabelecimentos e limitar prazo do tipo de contrato a dois anos.
Dessa forma, confira as possíveis consequências dessa parceria entre iFood e restaurantes.
NOVA REGRA DO iFOOD: delivery ficará mais barato?
A nova medida consiste na integração do iFood com os softwares de gestão dos restaurantes, que pode facilitar o gerenciamento dos pedidos e reduzir custos operacionais dos estabelecimentos.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as dificuldades de operação em relação aos aplicativos de entrega gera um valor extra de 15% para os restaurantes, o que poderá ser sanado com as novas regras.
A Abrasel já trabalha na criação do Open Delivery, que consiste em uma linguagem única de softwares para facilitar a comunicação dos aplicativos de delivery com os restaurantes, organizando a lista de clientes e a fila de pedidos.
Todas essas novidades nos aplicativos de entrega podem gerar promoções mais frequentes, segundo profissionais do setor. Uma vez que a concorrência irá aumentar com os contratos de exclusividade, as formas de atrair o consumidor pode impulsionar ofertas.
Assim, é provável que os downloads de aplicativos de entrega aumentem, uma vez que os usuários busquem o melhor custo-benefício na hora da compra.
*Com informações do Portal UOL.
Comentários