Transporte

MobizapSP: app de corrida é criado para bater de frente com o UBER; entenda

O serviço funcionará a nível municipal

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 09/03/2023 às 18:36
Notícia
DIVULGAÇÃO
Novo aplicativo é criado pela Prefeitura de São Paulo para concorrer com a Uber e 99 - FOTO: DIVULGAÇÃO

Sem tarifa dinâmica, a nova aposta para rivalizar contra serviços como o UBER e a 99 foi anunciada nesta quinta-feira (9). O chamado MobizapSP, também será um aplicativo dedicado ao transporte individual de passageiros.

 

Projetado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e desenvolvido pela Consilux Tecnologia, o serviço funcionará a nível municipal.

Vantagem

Segundo a Prefeitura da Cidade de São Paulo, o serviço só cobrará uma taxa fixa de 10,95% em cima das corridas realizadas pelos motoristas. Com isso, eles devem ficar com 89,05% do valor sugerido.

.

arquivo/agênca brasil
Novo aplicativo de transporte é lançado para concorrer com a Uber e 99 - arquivo/agênca brasil

Nos aplicativos em operação, como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 60%.

Segundo o TecMundo, o vereador Marlon Luz (MDB-SP) revelou que por não haver tarifa dinâmica os passageiros pagarão menos do que a média cobrada pelos outros aplicativos nos horários de pico. Já nos horários regulares, os preços devem ser equiparáveis com outras plataformas.

Fikri Rasyid/Unsplash
UBER MOTO SÃO PAULO: Empresa suspende serviço de UBER MOTO na CAPITAL PAULISTA - Fikri Rasyid/Unsplash

Monitoramento

Após uma licitação de cinco anos, vencida pelo Consórcio 3C, o sistema será integrado à base da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), que poderá monitorar os carros do aplicativo em circulação na capital paulista.

Como funciona

Disponível apenas para São Paulo, o aplicativo já está liberado para download (Android e iOS (iPhone)). Porém, ainda não é possível solicitar corridas.

.

Reprodução/AppleStore
Prefeitura da Cidade revelou o MobizapSP - Reprodução/AppleStore

A explicação para isso é bem simples, a Prefeitura da cidade depende do cadastro dos motoristas para disponibilizar os serviços.

Pagamento

Com os condutores em primeiro plano, eles podem escolher quais meios de pagamento aceitam nas suas corridas. Cartões de crédito e débito, créditos pré-pago, dinheiro físico e carteira digital serão as opções.

O MobizapSP não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.

Comentários