FINANÇAS

Credit Suisse anuncia empréstimo bilionário ao Banco Central da Suiça e preocupa mercado financeiro

Credit Suisse anuncia empréstimo ao Banco Central da Suíça após preocupar mercado financeiro.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/03/2023 às 8:06
Notícia
DIVULGAÇÃO
No caso do Credit Suisse, poderia haver um risco maior de contaminação dado o porte do banco, avaliam os economistas - FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (16), o banco Credit Suisse pediu um empréstimo de US$ 54 bilhões (R$ 285 bilhões) para o Banco Central da Suíça, destacando um momento de emergência no setor financeiro.

A instituição financeira marca presença em mais de 50 países, incluindo o Brasil em que vinha olhando para o país como um importante atuante no mercado. Em fevererio deste ano, o presidente do conselho de administração do banco, Axel Lehmann, confirmou que o Brasil é uma grande oportunidade para o crescimento da gestão de fortunas.

"Queremos crescer o negócio aqui. Estamos aqui há muitos anos, é uma grande oportunidade. O Brasil tem perspectivas interessantes em termos de empresas de tecnologia e de energia renovável."

Fabrice COFFRINI / AFP
Credit Suisse deflagrou crise no mercado após divulgar resultado financeiro - Fabrice COFFRINI / AFP

Credit Suisse pede empréstimo ao Banco Central da Suíça

Com o cenário global preocupante, onde dois bancos americanos decretaram a falência (SVB e Signature Bank), nesta quarta-feira (15), as ações do Credit Suisse derreteram após o Banco Nacional Saudita confirmar que não iria investir na instituição. 

Em seu pior dia, o preço dos papéis do banco suíço caiu 30% e chegou no valor de 1,55 franco suíço, o menor já registrado na ação.

Dessa forma, o Credit pediu empréstimo para o Banco Central da Suíça, resultando em uma valorização de 31% do banco e negociados a 2,22 francos suíços. Além disso, o anúncio também foi positivo para bolsas de valores na Europa. 


* Com informações do G1 e Yahoo!

Comentários