A NASA apresentou o novo traje espacial nesta quarta-feira (15) para os primeiros astronautas que pisarão na Lua, na missão Artemis 3, planejada para 2025. Essa missão tem sido um símbolo para a exploração extraterrestre e será a primeira missão com uma mulher negra na tripulação
Os trajes foram desenvolvidos pela Axiom Space, empresa privada que gastou cerca de US$ 228 milhões. E deve gastar até US$ 3,5 bilhões em trajes para serem usados na Estação Espacial Internacional e Lua.
O principal foco da missão é explorar o polo sul lunar, território estratégico e disputado entre Estados Unidos e China. O interesse foi aflorado após a provável capacidade de encontrar grandes quantidades de água congelada nas áreas sombreadas, onde a luz do sol não chega.
Caso seja encontrado, essa água será um passo importante para o desenvolvimento de colônias espaciais e chegar ao passo mais esperado da NASA: exploração de Marte.
Novo traje espacial
Os novos trajes espaciais contam com uma escotilha traseira e sistemas necessários para manter os exploradores confortáveis e protegidos contra radiação, regolito lunar e temperaturas.
A vestimenta também conta com faróis potentes que fornecerá uma melhor visão do local. Essa nova geração de trajes trará uma movimentação mais natural e incluí botas de sola flexível para facilitar a caminhada.
Além disso, o traje também tem uma fralda, uma vez que os exploradores passarão cerca de seis horas nas excursões lunares.
.
Apesar do protótipo ser da cor preta, a versão final, feita dos materiais Mylar e Kevlar, provavelmente será toda branca, de acordo com o Tilt.
Comentários