
Neste final de semana, a imagem do Papa Francisco com um casaco branco estiloso repercutiu nas redes sociais pela capacidade da Inteligência Artificial (IA) criar um conteúdo tão realista.
Dividindo opiniões, a foto causou dúvidas entre os usuários, questionando até mesmo se o mandatório da Igreja Católica estava sendo auxiliado por um estilista. Até mesmo a Vogue postou matéria afirmando que o estilista foi o Filippo Sorcinelli, mas tirou a matéria do ar.
E o papo é tão sério que, não bastasse o compartilhamento nas redes sociais e grupos de whsatapp, as imagens começaram a pautar grandes meios. Como exemplo da Vogue, que deu a notícia do casaco do Papa (e apagou em seguida, obvio) pic.twitter.com/mj9SJugROT
— Antônio Netto (@sr_netto) March 26, 2023
A origem da imagem foi em uma comunidade do Reddit, página específica do Midjourney, que posta criações hiper-realistas das ferramentas de inteligência artificial a partir de uma descrição em texto.

Como identificar uma imagem criada por I.A?
Quem já tem experiência com a I.A, é possível reparar em diferentes detalhes que dá sinais que a imagem foi criada pela tecnologia.
Confira o que reparar na imagem criada por I.A:
- Fundo geralmente desfocado
- Falta de simetria no rosto (olhos de tamanhos diferentes)
- Mãos com dedos a mais ou distorcidos
- Partes da imagem parecem pintadas ou borradas
Na imagem do Papa, é possível reparar que o rosto do cristão é pincelado e o objeto segurado na mão direita parece ser parte do casaco. Essa pequenas falhas formam indícios da utilização de inteligência artificial para criação da foto.



