Operadora

ANATEL abre PROCESSO contra CLARO após problemas na prestação dos serviços; entenda

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022 entrevistou 88 mil consumidores de todo o Brasil

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 05/04/2023 às 15:36 | Atualizado em 05/04/2023 às 18:42
Notícia
DIVULGAÇÃO/ANATEL
Anatel abre processo contra Claro - FOTO: DIVULGAÇÃO/ANATEL

A Agência Nacional de Telecomunicações constatou, após uma pesquisa de satisfação com os clientes, problemas na prestação de serviço da Claro. Com isso, a Anatel resolveu entrar com um processo contra a operadora.

Segundo a agência, a maioria dos usuários reclamaram tanto dos serviços da banda larga fixa quanto dos de telefonia móvel.

Consequência

Segundo a TechTudo, a superintendente de Relações com Consumidores na Anatel, Cristiana Camarate, explicou que inicialmente será instaurado um processo de acompanhamento.

Porém, a ação poderá ser convertida um sancionatório, com multa e outras penalizações.

.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Saiba se pode levar o celular para votar nas eleições 2022 - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Claro deverá propor soluções para contornar problemas, como cobranças irregulares, sinal ruim e ausência de 5G, detectadas na Pesquisa de Satisfação e Qualidade.

Dados

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022 entrevistou 88 mil consumidores de todo o Brasil entre julho de 2022 e janeiro de 2023. As médias nacionais do ISG foram de:

  • Telefonia celular pré-paga: 7,70;
  • Telefonia fixa: 7,45;
  • Telefonia celular pós-paga: 7,30;
  • TV por assinatura: 7,22;
  • Banda larga fixa: 7,07.

Segundo a agência, a nota do índice de satisfação atribuída pelos consumidores de banda larga foi estatisticamente maior do que os 6,88 da Pesquisa de Satisfação anterior.

Em 2021, telefonia celular pré-paga registrou 7,82; telefonia fixa, 7,37, telefonia celular pós-paga, 7,39; e TV por Assinatura, 7,13.

Comentários