
Notícia boa para os usuários do WhatsApp no Brasil! O aplicativo da Meta permitirá, a partir desta terça-feira (11), que as pessoas façam pagamentos a pequenas empresas locais dentro de uma conversa no mensageiro.
Diretamente do chat, as transferências serão feitas após o cadastro dos dados bancários. Tudo isso só foi possível após a autorização, em março, do Banco Central (BC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Serviço
É preciso estar com o WhatsApp atualizado na versão mais nova para utilizar a ferramenta.
"Os pagamentos foram desenvolvidos para serem seguros. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento e usá-lo para cada transação. Também oferecemos suporte ao cliente para garantir auxílio, se necessário", disse a Meta.
.

Como fazer
De início, o WhatsApp aceitará cartão de débito, crédito e pré-pago.
Para realizar a ação o cliente terá que cadastrar, na aba de 'pagamentos', no WhatsApp um cartão, para os valores serem debitados. Ou seja, será igual ao sistema feito nas transferências entre pessoas, iniciadas em 2021.
.

Cerca de 15 bancos estarão disponíveis na opção de cadastro. Segundo o WhatsApp, as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras no negócio, vão realizar a tokenização dos cartões.
Emissores
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- BTG Pactual;
- Caixa;
- Inter;
- Mercado Pago;
- Neon;
- Next;
- Nubank;
- Santander;
- Sicoob;
- Sicredi.
Já o Itaú Unibanco, deve entrar no sistema em breve. O serviço é gratuito para os usuários, e os clientes já podem cadastrar os seus cartões.
.

Lojistas
Primeiramente, o recurso ficará disponível apenas para pequenos comerciantes. Porém, de forma gradual, todos terão acesso.
Para aceitar os pagamentos, os vendedores terão que realizar a adesão através do WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens voltada a empresas. Lá, basta escolher qual empresa de maquininhas fará a operarão.
.

"Pequenas empresas que usam o app WhatsApp Business podem vincular um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, e criar um pedido dentro do app para aceitar pagamentos de clientes com segurança", completou o WhatsApp.
Comentários