
"Não recuaremos em fornecer comunicações privadas e seguras.", essa foi um pequeno trecho divulgado pelo aplicativo de mensagem Signal, um dos usados no Reino Unido que enfrenta as mudanças propostas na Lei de Segurança Online do Reino Unido. O líder do WhastApp, Will Cathcart, também se opôs às seções da lei.
Nesta segunda-feira (17), uma carta aberta para o Reino Unido foi divulgada com assinatura dos principais líderes de aplicativos com criptografia de ponta a ponta.
.
O governo do Reino Unido deve repensar urgentemente o projeto de lei, revisando-o para incentivar as empresas a oferecer mais privacidade e segurança aos seus residentes, não menos. Enfraquecer a criptografia, minar a privacidade e introduzir a vigilância em massa das comunicações privadas das pessoas não é o caminho a seguir.Trecho da carta aberta para o Reino Unido.
Confira toda a carta:
Our position remains clear. We will not back down on providing private, safe communications. Today, we join with other encrypted messengers pushing back on the UK's flawed Online Safety Bill. pic.twitter.com/MwGBgcvgjk
— Signal (@signalapp) April 18, 2023
Lei de Segurança Online do Reino Unido
De acordo com a legislação, o governo ou OFCOM, agência reguladora do Reino Unido, podem exigir que o WhatsApp e outros aplicativos apliquem políticas para moderar conteúdo que seriam impossíveis com a criptografia de ponta a ponta, tendo que removê-la.
A criptografia de ponta a ponta (E2EE) é um dos recursos que fornece a segurança, que protege dados, e a privacidade dos usuários, uma vez que apenas o remetente e o destinatário das mensagens podem acessar o conteúdo.
Na Lei de Segurança Online, a proposta do Reino Unido é proteger crianças e adultos na internet, responsabilizando as empresas pela segurança dos usuários.
O projeto de lei é bastante criticado, uma vez que o novo poder de moderação das plataformas online possa ser utilizado de maneira abusiva pelo governo e OFCOM.
Citação
O governo do Reino Unido deve repensar urgentemente o projeto de lei, revisando-o para incentivar as empresas a oferecer mais privacidade e segurança aos seus residentes, não menos. Enfraquecer a criptografia, minar a privacidade e introduzi
Trecho da carta aberta para o Reino Unido.