
Nesta quinta-feira (4), Linha Direta está de volta à programação da TV Globo depois de 15 anos. O primeiro episódio irá relembrar o 'Caso Eloá', sequestro e morte da jovem Eloá Pimentel ocorrido em 2008.
O programa, comandado por Pedro Bial, será semanal e abordará diversos casos marcantes dos últimos anos.
Primeiro
O ex-namorado de Eloá, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da adolescente, de 15 anos, em São Paulo, e manteve ela, a amiga Nayara e outros dois colegas reféns. Eloá permaneceu em cárcere privado por quase cinco dias e sob constantes ameaças de Lindemberg.
O sequestrador, então, atirou contra as jovens.

Lindemberg foi julgado e condenado a 98 anos e 10 meses de prisão em 2012. Porém, em 2013 teve sua pena reduzida para 39 anos e três meses.
Já em junho de 2021, ele foi liberado para o regime semiaberto.
Cobertura
O sequestro também ficou marcado por conta da cobertura da mídia.
A jornalista Sônia Abrão entrevistou Lindemberg ao vivo no dia 15 de outubro, durante o A Tarde é Sua. Ao Morning Show, Abrão revelou que não se arrependeu de realizar a cobertura.
.

Segundo o portal Splash, o Linha Direta irá mostrar a atuação da imprensa. Entretanto, Gian Carlo Bellotti, diretor-geral do programa, não disse se o programa abordará o envolvimento de Sônia Abrão.
Polícia
A ação policial também foi muito criticada na época. Além de mandar Nayara retornar para ajudar nas negociações, o Gate e a Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo explodiram a porta e entraram em luta corporal com Lindemberg. Mas o homem teve tempo de atirar em direção das meninas.
.

Nayara deixou o apartamento andando, ferida com um tiro no rosto. Já Eloá, que foi baleada na cabeça e na virilha, teve morte cerebral no dia 18 de outubro.
No Ar
O programa será exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na TV Globo. Ou seja, às 23h (horário de Brasília).
.

O Linha Direta Podcast, versão em áudio do programa original, estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir do dia 5 de maio e com publicações semanais sempre nos dias seguintes à exibição do programa na TV.
Comentários