POLÍTICA

Telegram: PL 2630 "matará a internet moderna", entenda a repercussão da mensagem do Telegram para usuários brasileiros

Após Telegram enviar mensagem contra o Projeto de Lei 2630/20, Meta e Google negam citação.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 10/05/2023 às 8:01
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Telegram enviou uma mensagem contra a PL 2630/20, também conhecida como PL das Fake News, para todos os usuários do aplicativo. Além disso, a empresa também usou o seu canal "Telegram Brasil" para explicar tópicos e citar big techs como Meta e Google em seu texto. 

Os usuários do app ficaram surpresos com a iniciativa do Telegram e divulgaram nas redes sociais a mensagem enviada. 

"O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.

Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre.", mandou o Telegram. 

Telegram.
Telegram manda mensagem contra PL das Fake News para todos os usuários. - Telegram.

Já no canal "Telegram Brasil", a empresa detalha pontos como poderes de censura ao governo, além de afirmar que o projeto de lei "É Desnecessário". Em mensagem, o Telegram também cita o Google e Meta. 

"É por isso que Google, Meta e outros se uniram para mostrar ao Congresso Nacional do Brasil a razão pela qual o projeto de lei precisa ser reescrito – mas isso não será possível sem a sua ajuda.", afirmou. 

O texto também está com um hiperlink que direciona o usuário para um artigo completo da empresa, onde eles afirma que "esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual.".

Meta e Google negam 

Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, refutou a citação do Telegram e negou as afirmações realizadas no texto. 

.

Tomamos conhecimento por meio de notícias na imprensa nesta terça-feira, 9 de maio de 2023, que o aplicativo Telegram enviou uma mensagem aos usuários no Brasil a respeito do PL 2630/2020, que está em tramitação no Congresso Nacional. A Meta refuta o uso de seu nome pelo Telegram na referida mensagem, e nega as alegações no texto.
Meta.

O Google também se pronunciou sobre o caso do Telegram e afirmou que foram citados sem qualquer autorização ou conhecimento do texto. 

.

Nesta terça-feira, 9 de maio, fomos informados de que o aplicativo de mensagens Telegram disparou um alerta aos seus usuários acerca do Projeto de Lei 2630/2020 (PL/2630). No texto, somos citados sem qualquer autorização e não reconhecemos seu conteúdo
Emitiu Google, segundo Olhar Digital.

Citação

Tomamos conhecimento por meio de notícias na imprensa nesta terça-feira, 9 de maio de 2023, que o aplicativo Telegram enviou uma mensagem aos usuários no Brasil a respeito do PL 2630/2020, que está em tramitação n

Meta.
Citação

Nesta terça-feira, 9 de maio, fomos informados de que o aplicativo de mensagens Telegram disparou um alerta aos seus usuários acerca do Projeto de Lei 2630/2020 (PL/2630). No texto, somos citados sem qualquer autorização e n&at

Emitiu Google, segundo Olhar Digital.
KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
BLOQUEIO Bolsonaro também se pronunciou contra decisão de Moraes e em consonância com a AGU - FOTO:KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Telegram.
Telegram manda mensagem contra PL das Fake News para todos os usuários. - FOTO:Telegram.