
Após a agência reguladora do Reino Unido negar a aquisição de US$ 69 bilhões (349 bilhões de reais no câmbio atual) da Activision Blizzard Inc. pela Microsoft Corp., a compra bilionária foi aprovada, nesta segunda-feira (15), pela União Europeia (UE).
Para o órgão britânicos (Comission and Market Autority (CMA), o maior acordo da história da indústria de jogos foi bloqueado por causa das preocupações sobre a criação de um mercado de monopólio.
Por sua vez, citando a linha PlayStation, da Sony, a União Europeia indicou que a Microsoft não seria capaz de prejudicar consoles rivais e serviços de assinatura de jogos. A aprovação se junta com a de outras regiões, como o Brasil e o Vietnã.
Segundo o comunicado, "mesmo que a Microsoft decidisse retirar os jogos da Activision do PlayStation, isso não prejudicaria significativamente a concorrência no mercado de consoles".
.

Circunstância
Porém a UE, colocou como condição que a Microsoft respeite medidas para garantir a concorrência no mercado de jogos online.
Solução
Entre alguns compromissos, a Microsoft precisa garantir que jogos da Activision serão disponibilizados, por pelo menos 10 anos, em serviços de steaming de jogos da concorrência.
A UE acredita que milhões de consumidores na Europa transmitam jogos da Blizzard usando qualquer serviço de jogos em nuvem.
.

Reino Unido
De acordo com Martin Coleman, presidente do painel independente de especialistas que produziram o relatório do Reino Unido, "a Microsoft já desfruta de uma posição poderosa e uma vantagem sobre outros concorrentes no mercado de jogos em nuvem e esse acordo fortaleceria essa vantagem, dando-lhe a capacidade de minar novos e inovadores concorrentes".
Ainda de acordo com a CMA, preços mais altos, menos opções e menos inovação para os jogadores no Reino Unido seriam alguns dos pontos negativos da compra.
.

Resposta
A Microsoft, que comercializa o console de videogame Xbox, anunciou que vai recorrer da decisão.
Para o Bloomberg, Brad Smith, vice-presidente e presidente da empresa, declarou que continua totalmente comprometidos com esta aquisição.
Microsoft comprou a Activision Blizzard em 2022
"A decisão da CMA rejeita um caminho pragmático para lidar com preocupações de concorrência e desencoraja a inovação tecnológica e o investimento no Reino Unido", disse Smith.
"O relatório contradiz as ambições do Reino Unido de se tornar um país atraente para construir negócios de tecnologia. Vamos trabalhar agressivamente com a Microsoft para reverter isso em recurso", completou a Activision.
.

10 anos
O documento final teve alguns recortes divulgados que mostram que a Microsoft pode ficar uma década impedida de tentar comprar Activision.
Porém, o documento deixa em aberto a possibilidade de haver uma alteração das circunstâncias para o futuro. Entretanto não menciona quais seriam os fatores para essa modificação.
.

Ação
A compra da Activision Blizzard pela Microsoft, desenvolvedora de jogos de sucesso como 'Call of Duty' e 'Candy Crush', criaria a terceira maior empresa de jogos em volume de negócios, depois da chinesa Tencent e da japonesa Sony.
Comentários