ASTRONOMIA

Agência Espacial Europeia fará live do planeta Marte nesta sexta-feira (02), saiba como assistir

Confira detalhes sobre a transmissão de Marte nesta sexta-feira (02).

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 02/06/2023 às 10:58
Agência Brasil.
Imagem do planeta Marte. - FOTO: Agência Brasil.

Para quem gosta de astronomia, nesta sexta-feira (02) terá a oportunidade de acompanhar uma transmissão de Marte através da Agência Espacial Europeia (ESA). 

A transmissão do planeta vermelho acontecerá por conta da comemoração aos 20 anos da sonda Mars Express, que foi lançada em 2003 e tem como missão descobrir água em Marte, que foi provado pela primeira vez em 2005.

De acordo com a Agência, a live transmitirá novas imagens com uma câmera de monitoramento visual a bordo do orbitador, durando aproximadamente 50 segundos de cada imagem.   

.

Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará
explicou o Gerente de Operações de Naves Espaciais, James Godfrey.

No sentido literal, não é possível ver as imagens ao vivo de Marte, uma vez que o tempo da luz viajar do planeta vermelho até a Terra é de aproximadamente 17 minutos.

Como assistir a transmissão ao vivo?

Marcada para acontecer hoje (2), os espectadores podem acompanhar as imagens de Marte a partir das 13h no horário de Brasília

A transmissão vai ocorrer no canal do Youtube da Agência Espacial Europeia (ESA), que já está aberta desde ontem. 

James Godfrey também comentou sobre a possibilidade de ver as imagens de Marte: 

"Mas estou otimista. Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que elas foram tiradas alguns dias antes. Estou animado para ver Marte como é agora — tão perto como vamos conseguir ficar de 'marcianos!'". 

Citação

Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100%

explicou o Gerente de Operações de Naves Espaciais, James Godfrey.
National Geographic.
Marte. - FOTO:National Geographic.