IA

União Europeia avança para primeira grande lei de regulamentação da IA com aprovação de projeto

União Europeia decide avançar com a regulamentação da Inteligência Artificial e pode criar a primeira grande lei para a tecnologia generativa.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 14/06/2023 às 9:12 | Atualizado em 14/06/2023 às 11:15
"Sophia", um robô com inteligência artificial desenvolvido pela empresa de robótica Hanson Robotics, de Hong Kong. AFP / Fabrice COFFRINI
"Sophia", um robô com inteligência artificial desenvolvido pela empresa de robótica Hanson Robotics, de Hong Kong. AFP / Fabrice COFFRINI

Nesta quarta-feira (14), os parlamentares da União Europeia concordaram com as mudanças no projeto que visa regulamentar a inteligência artificial (IA).

CONTEÚDO RELACIONADO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PRODUZ IMAGENS REALISTAS DE BILIONÁRIOS NA POBREZA; CONFIRA:

A norma aprovada traz regras para os sistemas de IA de acordo com o nível de risco, que pode variar a partir de como afetam os usuários. 

Essa medida tem o objetivo de estabelecer um padrão no uso da tecnologia, que abarca desde fábricas automatizadas até o ChatGPT, famoso chatbot da OpenAI. Caso aprovada, esse será o início para a construção da primeira grande lei, nomeada de A.I. Act.

Agora, os legisladores vão discutir mais detalhes com os países da União Europeia antes que o PL entre em vigor.

Popularização da Inteligência Artificial 

Apesar de um tema amplamente discutido desde o início de 2023, a IA já fazia parte de muitos produtos e lógicas desenvolvidas. 

Contudo, a popularização dessa IA, que é atribuída ao ChatGPT, tem alertado autoridades em relação ao uso indevido da tecnologia. A regulamentação já foi se tornando um dos temas essenciais a serem discutidos, uma vez que a ascensão acelerada tem conquistado mais usuários.