
Nesta semana, Elon Musk, dono do Twitter e Tesla, tem causado polêmicas na sua própria rede social uma vez que revelou considerar o termo "cisgênero" e "cis" como "calúnia" na plataforma.
O comentário surgiu por uma resposta ao tweet de usuário alegando que eles foram assediados após tweet que se recusam a usar a palavra "cis" e não querem ser referidos como tal, de acordo com a Forbes.
"Ontem, depois de postar um tuíte dizendo que rejeito a palavra 'cis' e não quero ser chamado, recebo uma série de mensagens de ativistas trans me chamando de 'cissy' e dizendo que eu sou 'cis' 'quer eu goste ou não'. Imagine se os papéis fossem invertidos.", afirmou usuário.
Em resposta, Musk afirmou que "O assédio repetido e direcionado contra qualquer conta fará com que as contas de assédio recebam, no mínimo, suspensões temporárias".
"As palavras “cis” ou “cisgênero” são consideradas calúnias nesta plataforma.", disse o empresário.
Confira:
Repeated, targeted harassment against any account will cause the harassing accounts to receive, at minimum, temporary suspensions.
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2023
The words “cis” or “cisgender” are considered slurs on this platform.
Até o momento, não se sabe quando o Twitter começará a considerar as palavras como insulto e não está explicado como a plataforma irá realizar a suspensão.
> Quer receber resumos de notícias sobre tecnologia e inovação? Confira a Newsletter Inova.AÍ
O que significa "cis" e "cisgênero"?
Presente no Oxford English Distionary desde 2015, cisgênero é disignado para pessoas que se identificam com o sexo atribuído no nascimento. Já o termo "cis" seria a abreviação de cisgênero.
O transgênero é o indivíduo alguém que sua identidade ou expressão de gênero não corresponde ao sexo atribuído no nascimento.
Elon Musk e declarações anti-transgênero
O dono do Twitter já se envolveu em outras polêmicas com declarações anti-transgênero.
O caso mais famoso foi o que aconteceu com sua filha transgênero que entrou com pedido legal para mudar seu nome por causa da "identidade de gênero" e por "não viver mais ou desejar ser parente de meu pai biológico de qualquer maneira".
Nesta quarta-feira (21), outro comentário repercutiu com um nome que também é sinônimo de declarações anti-transgêneros: J.K Rowling, escritora da saga Harry Potter.
Na postagem da escritora, Rowling afirma que tem total direito de discordar do "jorgão" adotado para quem acredita no conceito de identidade de gênero.
"'Cis' é uma linguagem ideológica, significando a crença no conceito infalsificável de identidade de gênero. Você tem todo o direito de acreditar em essências improváveis que podem ou não combinar com o corpo sexuado, mas o resto de nós tem o direito de discordar e de se recusar a adotar seu jargão.", afirmou J.K Rowling em postagem.
Em seguida, Elon Musk confirma a postagem da escritora.
Exactly
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2023
