IA

Cuidado com a senha! Ataque com Inteligência Artificial pode descobrir sua senha apenas com os sons do teclado

Novo ataque com IA é identificado por pesquisadores e pode prejudicar a privacidade dos usuários

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 08/08/2023 às 13:06 | Atualizado em 08/08/2023 às 13:08
Notícia
X

Você tem medo até onde a Inteligência Artificial pode chegar? Pois, agora, a tecnologia é capaz de descobrir sua senha apenas com os sons do seu teclado. Na verdade, ela pode descobrir bem mais. 

É o que foi revelado pelos pesquisadores que participam de diversas universidades britânicas, em que o novo trabalho de pesquisa detalhou um ataque realizado por IA que pode roubar com até 95% de precisão as senhas de usuários através dos sons ao digitar no teclado.

A descoberta também impressiona já que a precisão é a maior já registrada sem o uso de um grande modelo de linguagem.

Como essa IA funciona? 

O primeiro teste foi realizado com um MacBook Pro, no qual os pesquisadores integraram um microfone para escutar os sons das teclas, a partir disso, a IA reproduziu o que foi digitado com tamanha precisão.

Outro teste realizado foi no Zoom e Skype, no primeiro o resultado caiu para 93% de precisão, já no segundo, o modelo teve 91,7% de precisão. Contudo, mesmo com a redução de precisão, os dados ainda são preocupantes em relação à privacidade do usuário. 

Pensou em jogar seu teclado barulhento fora? Não vai ser tão eficiente, pois os testes foram eficientes para coletar dados em um treinamento apertando 36 teclas, 25 vezes cada. Assim, foi possível captar sons em formas de ondas, intensidade e tempo para identificação de cada tecla. 

De acordo com o Tecnoblog, os espectrogramas foram utilizados para o treinamento de algoritmo que classifica imagens, o CoAtNet.

Cuidados com a senha 

Até o momento, vítimas do ataque da IA não foram registadas, mas, é necessário se proteger com estratégias para driblar essa tecnologia.

De acordo com o artigo, nenhum método foi capaz de captar o momento em que o usuário solta a tecla Shift, o que pode ser uma vantagem para a não identificação de senha. Logo, tente variar as senhas com letras maiúsculas e minúsculas.

Além disso, vale lembrar que autenticação de dois fatores é uma camada a mais de proteção importante para quem quer garantir segurança na senha. A proteção biométrica e desligar microfone na videochamada durante a digitação também podem contribuir para a proteção.

*Com informações do Tecnoblog, Bleeping Computer e Digital Trends

Tags

Autor