Centro do Recife é envolvido pelo REC'n'Play; terceiro dia do evento tem campeonato, Dia Geek e muito mais
No terceiro dia de REC'n'Play 2023, o centro do Recife contou com o Dia Geek, além de diversas palestras e ativações que conquistaram os participantes

A sexta-feira (20) do REC'n'Play 2023 contou com a presença de especialistas, professores e governantes que discutiram o destino da tecnologia e inovação do Recife para o mundo. Além disso, o terceiro dia foi marcado pelo Dia Geek, que enriqueceu as demais atrações que acontecem na Avenida Rio Branco, um dos espaços mais ricos em atrações para o público.
O evento REC'n'Play é gratuito e vai até o dia 21 de outubro com diversas palestras, shows, ativações e arenas para todos os públicos.
REC'n'Play 2023: terceiro dia de inovação, tecnologia e conhecimento
Ao atravessar as ruas do centro, a trilha do Jornal do Commercio focou desde as atrações até as palestras mais requisitas pelos participantes do evento de tecnologia e inovação, realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae.
Regulação das plataformas digitais
Na Escola Técnica do Porto Digital, o debate mediado por Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, abordou as regulação das plataformas digitais, inteligência artificial, além de focar no mercado digital com a perpectiva de Vinicius Caram, superintendente da ANATEL, Raquel Saraiva, presidente e fundadora do IP.rec, e João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O futuro da educação
Na roda de conversa sobre o futuro da educação, mediada por Gerino Xavier, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE), estimulou discussões sobre a mobilização dos profissionais e o estímulo dentro e fora das salas de aula.
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, Geber Ramalho, professor e coordenador do PRAIA — Centro de Pesquisa Realmente Aplicada em IA —, e Luciano Meira, professor adjunto da UFPE e CESAR, dividiram suas experiências na área da educação, destacando dificuldades que permanecem na educação tradicional brasileira, como o formato das aulas, processo de seleção dos docentes e o desinteresse dos alunos.

META marca presença no Recife
Mohammad Zia, gerente da Meta na equipe de políticas públicas com foco em tecnologias emergentes, e Marcela Nascimento realizaram uma das palestras mais procuradas pelo público do REC'n'Play.
Sediada no Porto Digital, Zia introduziu o público aos conteitos de metaverso, realidade aumentada, virtual e estendida, além de demonstrar o uso do mertaverso para educação na área da saúde, em salas de aula e, até mesmo, para salvar vidas.
Em seguida, Marcela Nascimento, explicou como funciona o desenvolvimento de filtros usados em redes socias da META, além da diversidade que esses recursos podem fornecer para os usuários.

Profissões indispensáveis para o futuro
Na palestra sobre profissões do futuro, Grazi Tonin, professora do Insper da Graduação e líder do Projeto Women in Tech, mostrou as principais características necessários para alavancar a carreira no cenário competitivo da tecnologia.
A palestrante afirmou que a inteligência artificial, programação, segurança da informação, Cloud Computing e ciências de dados são as áreas de atuação mais requisitadas no futuro próximo. Além disso, campos de atuação como a agricultura, mercado, sustentabilidade, IA e cibersegurança são promissores para quem deseja seguir uma carreira na tecnologia.
Tonin também explorou uma diversidade de temas comoas características e habilidades desejadas pelo mercado de trabalho em 2023, trabalho remoto e também abordou o impacto da IA nos empregos.
Dia Geek
A avenida Rio Branco foi invadida por cosplayers no chamado Dia Geek do REC'n'Play. Os participantes do evento aproveitaram jogos, competições entre robôs e dança, além de debates que aconteceram simultaneamente.

Final do campeonato de League of Legends na Arena Geek Gamer
Com direito à transmissão ao vivo na plataforma Twitch, a primeira final do campeonato de League of Legends (LoL), na Arena Geek Gamer, aconteceu nesta tarde entre a Sigma class A e Scannia 2000, times do low elo.
Além do campeonato, os outros jogos disponíveis na arena de consoles, fliperamas e VR continuaram a contagiar os participantes do REC'n'Play.

Inovação que transforma o setor público
No Cais do Sertão, o Auditório É do Povo foi lotado pelos participantes do evento de tecnologia e inovação para presenciar o debate "Inovação transformando o setor público", mediado por Chico Saboya, presidente da Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (ANPROTEC).
Para potencializar o debate, o Prefeito do Recife, João Campos, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do presidente da Serpro, Alexandre Amorim, participaram da discussão sobre regulamentação e liberdade no setor da tecnologia e inovação, abordando desde a esfera regional até nacional.

No debate, Amorim revelou que a Serpro terá um laboratório no Porto Digital com objetivo de conectar a empresa estatal e as startups embarcadas no polo tecnológico. O Jornal do Commercio apurou a informação com a equipe do Porto Digital, que confirmou a instalação do espaço da Serpro.
REC'n'Play 2023
O chamado "Carnaval do Conhecimento" ganha as ruas do centro da capital pernambucana até o dia 21 de outubro, com atrações desde a Escola Nossa Senhora do Pilar até a Livraria Jaqueira. " />
-
1 / 8
-
2 / 8
-
3 / 8
-
4 / 8
-
5 / 8
-
6 / 8
-
7 / 8
-
8 / 8