Apac

Entenda fenômeno que causou tanta chuva em Pernambuco no fim de semana, e veja a previsão do tempo para esta segunda (12)

O fim de semana foi de muita chuva, em Pernambuco, e os estragos ainda são contabilizados na manhã desta segunda (12)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/04/2021 às 8:03
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
FOTO: Felipe Ribeiro/JC IMAGEM

O fim de semana foi de muita chuva, em Pernambuco, e os estragos ainda são contabilizados na manhã desta segunda-feira (12). Apesar de a chuva ter dado uma trégua, a Região Metropolitana do Recife, segue com pontos de alagamento, deslizamentos e transtornos para a população.

>> Apac emite novo alerta de chuva em regiões de Pernambuco

>> Chuva torrencial alaga trecho da BR-232 e deixa órgãos em alerta em Pernambuco

>> Saiba onde tem pontos de alagamento na manhã desta segunda (12), no Grande Recife, e evite estas ruas

De onde veio tanta chuva?

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema meteorológico que vem causando essa chuva é conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL).

Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

O fenômeno é intensificado pela confluência dos ventos em baixos níveis. O cavado de médios níveis estava presente com intensidade considerável e não havia bloqueios atmosféricos.

O fenômeno DOL é comum nesta época do ano, e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste, como Pernambuco.

>> Além dos alagamentos e prejuízos, chuva provoca desaparecimento de homem no Grande Recife

>> Veja onde mais teve chuva na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata nas últimas 24 horas

>> Recife registra 82 mm de chuvas nas últimas 24 horas; o equivalente a 25% do previsto para todo o mês de abril

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Apac indica que ainda há condições para pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte. Pode ocorrer redução gradual da intensidade das chuvas, no decorrer desta segunda-feira dia (12).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a precipitação durante a madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul, Mata Norte, Agreste, Sertão do São Francisco e Sertão Pernambucano.

Somente no arquipélago de Fernando de Noronha não há previsão de chuva.

Defesa Civil de Pernambuco

A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados.

As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

Defesa Civil do Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renova o alerta para a continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife, nas próximas 24 horas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Temperaturas

  • Grande Recife - Mínima de 21°C e máxima de 30°C;
  • Mata Norte - Mínima de 20°C e máxima de 30°C;
  • Mata Sul - Mínima de 21°C e máxima de de 29°C;
  • Agreste - Mínima de 17°C e máxima de 32°C;
  • Sertão de Pernambuco - Mínima de 16°C e máxima de 34°C;
  • Sertão de São Francisco - Mínima de 21°C e máxima de 35°C;
  • Fernando de Noronha - Mínima de 26°C e máxima de 30°C.

Tábua de marés

Nesta segunda-feira, 12 de abril de 2021, amanheceu em Recife às 5h22 e o pôr do sol será às 17h18. A primeira preia-mar foi às 4h02 e a seguinte preia-mar será às 16h20. A primeira baixa-mar será às 10h12 e a seguinte baixa-mar às 22h35.