Espaço

Foguete chinês desgovernado vai cair na Terra neste domingo; veja probabilidade dos destroços atingirem o Brasil

Foguete chinês tem chances de atingir o Brasil

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 08/05/2021 às 11:16
Divulgação
FOTO: Divulgação

Olhos voltados para o céu! Um foguete desgovernado deve cair na Terra neste domingo (9), quando se comemora o Dia das Mães. De bandeira chinesa, o Long March 5B é um foguete que foi usado para lançar em órbita o módulo principal da primeira estação espacial permanente da China.

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e a Comunidade Internacional, a probabilidade do foguete atingir o Brasil é de 1,48%.

>>> AO VIVO: Acompanhe trajetória do foguete chinês desgovernado.

Segundo os pesquisadores, o foguete chinês deve entrar na órbita da Terra por volta das 9h50 do domingo. Há uma margem de erro de 12h para mais ou para menos disso acontecer. A possibilidade de alguém ver o foguete é de 3%.

Ao voltar para a atmosfera terrestre, o foguete pode se desintegrar em várias partes e atingir locais diferentes. Espera-se que entre 60 e 80% do material vire vapor antes de chegar a 60 km de altitude. A resistência atmosférica também pode reduzir a velocidade dos fragmentos.

Queda filmada

Os riscos de explosões são baixíssimas, já que os destroços devem se disseminar ao longo da superfície terrestre. O CEO do Clima ao Vivo, Denilson Rocha disse que "a cada hora que passa, os cálculos são refeitos e tendem a ser mais precisos, mas o que podemos garantir é que caso a reentrada ocorra sobre o Brasil, cerca de 350 câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon estarão registrando o evento".